Pesquisa foi realizada entre 20 e 22 de maio, uma semana após a divulgação de conversas entre Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro. No levantamento anterior, Lula estava com 38% e Flávio com 35% das intenções de voto no 1º turno.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (22) mostra o presidente Lula (PT) com 40% das intenções de voto e o senador Flávio Bolsonaro (PL) com 31% em um dos cenários testados para o 1º turno das eleições presidenciais de 2026. Em outra simulação, sem Flávio, Lula aparece com 41% e Michelle Bolsonaro (PL), com 22%.
A pesquisa é a primeira do instituto feita integralmente após a revelação das conversas entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Foram entrevistadas 2.004 pessoas entre os dias 20 e 22 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
As mensagens foram reveladas pelo site The Intercept Brasil. Segundo a reportagem, Flávio Bolsonaro pediu apoio financeiro a Vorcaro para a produção de um filme sobre a trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No levantamento anterior, realizado entre 12 e 14 de maio, a maior parte das entrevistas aconteceu antes da revelação das conversas. Lula estava com 38% e Flávio com 35% das intenções de voto no 1º turno.
Veja os números:
Cenário com Flávio Bolsonaro
- Lula (PT): 40%
- Flávio Bolsonaro (PL): 31%
- Ronaldo Caiado (PSD): 4%
- Romeu Zema (Novo): 3%
- Renan Santos (Missão): 3%
- Samara Martins (UP): 3%
- Augusto Cury (Avante): 2%
- Aldo Rebelo (DC): 1%
- Cabo Daciolo (Mobiliza): 1%
- Hertz Dias (PSTU): 0%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
- Em branco/nulo/nenhum: 9%
- Não sabe: 3%
Cenário com Michelle Bolsonaro
- Lula (PT): 41%
- Michelle Bolsonaro (PL): 22%
- Romeu Zema (Novo): 6%
- Ronaldo Caiado (PSD): 5%
- Renan Santos (Missão): 3%
- Samara Martins (UP): 3%
- Aldo Rebelo (DC): %
- Augusto Cury (Avante): 2%
- Cabo Daciolo (Mobiliza): 1%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
- Hertz Dias (PSTU): 0%
- Em branco/nulo/nenhum: 12%
- Não sabe: 4%
Flávio Bolsonaro e Lula são os mais rejeitados
A pesquisa também mediu a rejeição aos possíveis candidatos à Presidência. Segundo o levantamento, Flávio Bolsonaro e Lula são os nomes mais rejeitados. 46% dos entrevistados disseram que não votariam nele “de jeito nenhum” no candidato do PL e 45% disseram que não votariam de jeito nenhum no petista no primeiro turno de 2026. Em seguida aparece Michelle Bolsonaro, com 31% de rejeição.
- Veja os números:
- Flávio Bolsonaro: 46%
- Lula (PT): 45%
- Michelle Bolsonaro (PL): 31%
- Romeu Zema (Novo): 18%
- Cabo Daciolo (Mobiliza): 18%
- Renan Santos (Missão): 16%
- Rui Costa Pimenta (PCO): 16%
- Ronaldo Caiado (PSD): 15%
- Aldo Rebelo (DC): 15%
- Samara Martins (UP): 13%
- Hertz Dias (PSTU): 12%
- Augusto Cury (Avante): 11%
- Rejeita todos / não votaria em nenhum: 2%
- Não sabe: 2%
- Votaria em qualquer um / não rejeita nenhum: 1%
O Datafolha ainda perguntou aos entrevistados o grau de conhecimento sobre os possíveis candidatos. Lula é “muito bem” conhecido por 65% dos eleitores, enquanto 34% dizem conhecer muito bem Flávio Bolsonaro e 27%, Michelle Bolsonaro.
Romeu Zema e Ronaldo Caiado são muito bem conhecidos por 13% e 11% dos entrevistados, respectivamente. Os demais pré-candidatos são ainda mais desconhecidos, segundo o Datafolha.
Veja os números:
- Lula (PT): 65% conhece muito bem
- Flávio Bolsonaro: 34% conhece muito bem
- Michelle Bolsonaro (PL): 27% conhece muito bem
- Romeu Zema (Novo): 13% conhece muito bem
- Ronaldo Caiado (PSD): 11% conhece muito bem
- Cabo Daciolo (Mobiliza): 8% conhece muito bem
- Augusto Cury (Avante): 6% conhece muito bem
- Aldo Rebelo (DC): 5% conhece muito bem
- Renan Santos (Missão): 4% conhece muito bem
- Rui Costa Pimenta (PCO): 4% conhece muito bem
- Hertz Dias (PSTU): 1% conhece muito bem
- Samara Martins (UP): 1% conhece muito bem
