O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, se manifestou pelas redes sociais acerca da condenação do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Ele afirma que tentaram fazer o mesmo com ele. Para Donald Trump o julgamento foi um ato de cartas marcadas, cujo resultado atenderiam as expectativas de Lula e da esquerda que está com ele.
Trump, falando aos jornalistas na Casa Branca, fez um rápido comentário sobre o julgamento no Supremo Tribunal Federal que condenou Jair Bolsonaro.
“Eu assisti ao julgamento, eu o [Bolsonaro] conheço muito bem. Como líder estrangeiro, eu acho que ele foi um bom presidente. Foi uma surpresa que isso pudesse acontecer. É bem o que tentaram fazer comigo, mas eles não conseguiram de jeito nenhum. Ele era um bom homem, não vi que isso ia acontecer”
O ex-presidente foi condenado nesta quinta-feira (11/9) pela Primeira Turma do STF pelos crimes de liderar organização criminosa armada; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano contra patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, escreveu na rede social X também sobre o resultado no Supremo:
“A perseguição política do sancionado violador dos direitos humanos Alexandre de Moraes continua, já que ele e outros membros da Suprema Corte do Brasil decidiram injustamente pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos responderão à altura dessa caça às bruxas.”
A condenação do ex-presidente brasileiro a 27 anos e três meses de reclusão, com perda dos direitos políticos por oito anos será alvo de recursos da defesa junto à Corte.
Confira os vídeos:
https://x.com/NewsLiberdade/status/1966259646835871857?t=d0y5SFeJRMxi1tp_NYszsg&s=08
https://www.instagram.com/reel/DOem3wagAKm/?igsh=dWNvaHhmYzZsbjB3
Do Jornal PASSAPORTE/Space Liberdade e BBC Brasil