Acará, município da região de Tomé-Açu, no nordeste paraense, a 116 quilômetros da capital, viveu um final de semana bastante movimentado com a realização do XI Festival do Açaí Vale do Acará, promovido pela Assembleia de Deus. O evento reuniu cultura, artesanato, show de fé e a formatura de mais de 600 jovens e adultos no primeiro curso básico de teologia, que começa a preparar as pessoas para melhor entender a palavra de Deus, como informou o presidente da instituição religiosa, o Pastor Paulo Sérgio Cabral. A programação foi realizada nos dias 14 e 15, atraindo para a cidade milhares de pessoas, oriundas de Belém, São Paulo, Brasília, entre outras capitais do Brasil, além de diversos municípios paraenses.
Na abertura do evento, realizada na manhã de sábado, 14, ocorreu a cerimônia de formatura dos mais de 600 novos teólogos da região do Acará, que lotaram as dependências do templo para celebrar a conquista da conclusão do curso, adorar a Deus e ouvir as palavras de estímulo de dezenas de pastores que se faziam presentes ao glamouroso evento. Entre as personalidades presentes, estavam pastores de vários pontos do país, como Riter Marques, presidente da COMIEADEPA, diretor da ETADEPA e da QGU; a apresentadora Franci Macedo, da Rede Boas Novas, e Joel Xavier, que veio de São Paulo para ministrar o grande culto celebrado na noite de sábado.
Riter Marques disse que o curso ora concluído pelos jovens e adultos evangélicos, “os prepara para ter melhor entendimento da palavra e que, caberá a cada um seguir sua vida, seja no ministério, seja como fiel, seja como missionário”. Relembrou que o curso foi uma obra-prima deixada pelo saudoso pastor Gilberto Marques, o qual viu a possibilidade de preparar as pessoas teologicamente para a missão de servir a Deus e ao Evangelho, com conhecimento empírico e prático teológico.
Segundo Riter Marques, essa iniciativa do pastor Gilberto Marques chega ao Acará em um momento oportuno, pela força empreendedora do presidente da Assembleia de Deus no município, o Pastor Paulo Sérgio Cabral, que selecionou uma equipe de pastores para ministrarem as aulas de teologia básica e o resultado foi a formatura ora vista.
O FESTIVAL
Enquanto a solenidade tomava conta do templo, com cantos, louvores e palavras de estímulo baseadas na sagrada escritura, do lado de fora, transcorria o XI Festival do Açaí, com venda do saboroso líquido apreciado por todo o povo paraense, churrasco, peixe frito e outros acompanhamentos, demais comidas típicas, a área era preparada para receber uma multidão de fieis que, à noite, louvariam a Deus em meio ao saboroso açaí, fruto que é produzido em todo o Estado do Pará, especialmente na região do Baixo Tocantins – da qual o Acará é um dos grandes produtores do fruto -, com valor agregado que representa geração de emprego e renda para grandes, médios e pequenos agricultores, especialmente da agricultura familiar.
O pastor Paulo Sérgio Cabral, presidente da Assembleia de Deus e coordenador do Festival do Açaí do Vale do Acará, explicou que o evento se trata de uma exibição da cultura paraense, que mobilizou centenas de pessoas, atraiu pessoas de vários pontos do Brasil, fazendo com que o evento fosse coberto de êxito, tanto que superou todas as expectativas, haja vista que ocorre num momento de grandes acontecimentos no município.
“Pessoas de bom coração se dividiram em suas tarefas normais, do cotidiano, para que a festa fosse abrilhantada. Eu estou muito feliz, sem falar, que foi um evento que motivou a louvação a Deus, com um culto magnânimo que reuniu centenas de pessoas na orla acaraense, tanto que fizemos, encerrando toda a programação, um culto de agradecimento no templo da Assembleia de Deus que sediou toda essa dinâmica que envolveu cultura, gastronomia, artes cênicas e um verdadeiro show de fé e conversão”, concluiu.
Para o próximo ano de 2025, a Assembleia de Deus do Acará já programa um evento ainda maior, com a XII versão do Festival do Açaí.
Foto: Kamila Ribeiro