Paraensens conquistam vice-campeonato Brasileiro Regional I de Judô no Nordeste

O judô paraense foi o segundo colocado no Campeonato Brasileiro Regional I, realizado na cidade de Teresina- PI, no ginásio Verdão, no centro da capital mafrense. O vice-campeonato- o título foi ganho pelos donos da casa- foi por meio das conquistas de 60 medalhas, distribuídas em 19 de ouro, 11 de prata e 30 de bronze.

Cerca de 550 judocas dos estados do Piauí, Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Roraima participaram do evento disputado nas categorias Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21 e Sênior.

A equipe feminino foi destaque com 33 medalhas, sendo 14 ouro, 4 de prata e 15 de bronze. O masculino 5 medalhas de ouro, 7 de prata e 15 de bronze.

O presidente da Federação Paraense de Judô [Fpaju], Alcindo Campos, destacou o fruto do trabalho em conjunto na conquista do vice-campeonato.

“O resultado desta conquista é a interação entre clubes, professores e atletas nos treinamentos que realizamos após definição da seletiva. Procuramos realizar treinamentos centralizados toda semana, até o dia do Campeonato Brasileiro Regional, destacamos as atletas do feminino com maior número de medalhas de ouro da competição e, também, a todos que participaram pela nossa equipe’’, ressaltou.

O atleta Júnior Gabriel conquistou duas medalhas na competição, sendo uma de ouro na categoria sub-21 e bronze no sênior, o jovem fala da importância da conquista.

“Essa medalha foi muito difícil de ser conquistada por conta de todo um processo que teve. Treino duas vezes por dia, além de muita dedicação. Essas medalhas são consequências dos treinos fortes que tive no meu clube, e trazer medalhas para o Pará, é melhor”, disse.

Presente no Brasileiro Regional, a atleta olímpica medalhista de ouro do Grand Prix de judô na Áustria e convocada para representar o Brasil nas Olimpíadas de Paris, Larissa Pimenta, analisou o evento.

“Fui convidada para prestigiar essa nova geração. O judô do Norte é muito. Foi muito proveitoso, cada um deu o seu melhor”, ressaltou.

O Clube Remo contou com dezesseis judocas na seleção paraense, ganhou 10 medalhas. Veja relação:

Maria da Silva: ouro no sub-21 (63 kg) e prata no sênior (63kg)

Júlio Costa: ouro no sub-21 (81 kg) e bronze no sênior (81kg)

Cláudio Jezreel: ouro no sub-18 (73 kg)

Carlos Henrique: ouro (90 kg)

Francisco Neto: prata sub-15 (+81 kg)

Nalbert Pantoja: bronze no sub-21 (66 kg)

D’Ara Soares: bronze no sênior (+78 kg)

João Silva: bronze no sub-15 (40kg).

Texto e imagem: Jessé Lima/FPDE