Os principais campeonatos estaduais do Brasil estão em reta final de primeira fase, o que acirra a briga por classificação ao mata-mata. Enquanto alguns dos chamados gigantes vivem situação tranquila, outros parecem ameaçados de sequer estar na disputa pelo título.
São os casos de cinco das principais camisas do país: Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, São Paulo e Vasco.
Se o Galo vive uma situação confortável, já que dificilmente ficará fora da fase decisiva, os cariocas brigam por uma única vaga, o que fatalmente deixará um deles fora da semifinal, enquanto os paulistas fazem contas para não se frustrarem.
Veja a situação de cada clube abaixo:
Corinthians
Lanterna do Grupo C do Campeonato Paulista, o Corinthians tem mais dois jogos a fazer e quatro pontos de desvantagem para a Inter de Limeira, segunda colocada da chave. O líder é o Red Bull Bragantino, com 18 e praticamente garantido nas quartas de final.
O Timão corre o risco de ser eliminado sem entrar em campo. Isso porque a Inter de Limeira tem um jogo a menos e encara o São Paulo, em Brasília, na quarta-feira (28). Uma vitória do time do interior é suficiente para tirar qualquer chance de classificação dos corintianos.
Caso a Inter tropece, o time de António Oliveira vai vivo para as duas últimas rodadas, em que terá que vencer Santo André (casa) e Água Santa (fora), além de torcer por reveses dos concorrentes Inter e Mirassol, para manter qualquer esperança de vaga.
São Paulo
O São Paulo aposta suas fichas no jogo a menos que tem para melhorar sua situação. O Tricolor é o vice-líder do Grupo D, com 15 pontos, mesma soma do São Bernardo, o terceiro na tabela e com um saldo de gols inferior.
Se vencer a Inter de Limeira na próxima quarta-feira (28), a equipe de Thiago Carpini assumirá a liderança da chave, acima até do Novorizontino, e volta a ter uma situação um pouco mais confortável na tabela.
Em caso de mais um tropeço, como os quatro recentes, o São Paulo vai pressionado para as duas rodadas finais, quando encara Palmeiras (casa) e Ituano (fora). O São Bernardo, por exemplo, enfrenta Água Santa e Mirassol, enquanto o Novorizontino fecha a fase de grupos contra Ponte Preta e Portuguesa.
Atlético-MG
Tudo indica que o Atlético-MG estará, sim, na fase final do Campeonato Mineiro. Líder do Grupo B, com 11 pontos, o time de Luiz Felipe Scolari briga com Uberlândia e Villa Nova, ambos com oito, e só mais uma rodada pela frente.
Isso significa que uma vitória ou até mesmo o empate no próximo sábado (2), contra o Ipatinga, na Arena MRV, confirma a classificação do Galo.
Para ficar fora, a equipe atleticana teria que perder para aquele que tem a terceira pior campanha do Mineiro no geral e ainda ser superado no saldo de gols. O do Galo é de 5 gols a favor, contra -2 do Uberlândia e -4 do Villa Nova.
Botafogo ou Vasco
No Campeonato Carioca, a disputa é direta entre Vasco e Botafogo. Apenas um deles se juntará a Flamengo, Fluminense e Nova Iguaçu, os times já garantidos na semifinal.
A vantagem por enquanto é do Vasco, atual 4º colocado e com 19 pontos, dois acima do Botafogo, o 5º na tabela de classificação. A definição será no domingo, em uma última rodada teoricamente favorável ao Cruzmaltino.
Isso porque os vascaínos recebem a Portuguesa-RJ em São Januário, enquanto o Botafogo faz o clássico com o Fluminense no Maracanã.
O Botafogo precisa vencer e torcer para que o Vasco no máximo empate diante de sua torcida. Essa é a única combinação que favorece o time da Estrela Solitária. As demais garentem o Cruzmaltino na semifinal.
ESPN/Arte
Por De Olho no Lance