Experiências culturais dos estados são apresentadas na 7ª edição do Salão Nacional do Turismo

Viajar é uma delícia, e somar isso à experiência de descobrir novas culturas, costumes e roteiros é melhor ainda! Para isso, a Agência de Notícias do Turismo foi ao Salão Nacional do Turismo, em Brasília (DF), onde o público pode conhecer destinos que promovem uma imersão cultural, explorando o patrimônio histórico, cívico, arqueológico e religioso de várias cidades.

Com uma rica diversidade de sons, ritmos, estilos musicais, artesanato e expressões artísticas, o Brasil proporciona uma nova descoberta a cada parada. Presente ao Salão, Conceição da Silva, representante da Secretaria de Estado de Turismo do Pará, destaca a visibilidade de atrativos no evento.

“O Salão do Turismo é uma mostra fantástica do que é o Brasil. Um país rico, principalmente pelo legado popular, que é a nossa cultura, a nossa gente, o nosso artesanato, que colore esse país”, comenta Conceição.

Ao longo do dia, além dos estandes dos estados brasileiros, os visitantes do Salão Nacional do Turismo estão curtindo apresentações culturais trazidas de todas as partes do Brasil, com música, danças e outras celebrações tradicionais.

Quem passou pelo primeiro dia do evento teve a chance de se encantar aos sons e danças do Grupo Folclórico Parafusos, de Sergipe, e com o cortejo da Banda de Congo de São Benedito (ES). O grupo nordestino Bambelô Cajueiro Abalô, do Rio Grande do Norte, também alegrou os entusiastas do turismo regional.

Além disso, o público do Salão tem a oportunidade de viver um pouco de cada estado. Como, por exemplo, conhecer as curiosidades das cidades históricas de Minas Gerais, ver toda a vivacidade e animação da Bahia ou abraçar as tradições do Rio Grande do Sul.

Durante os três dias de evento, quem for à feira poderá, ainda, adquirir peças de artesanato, conferir um pouco da produção feita pela agricultura familiar em cada estado e degustar a gastronomia das cinco macrorregiões do Brasil.

SALÃO – Retomado após 12 anos, o Salão Nacional do Turismo, que tem entrada gratuita e espera receber cerca de 20 mil pessoas, ocupa um espaço de 26 mil m² na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF) abrangendo cinco grandes eixos: Turismo de Natureza, Turismo Rural, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Tendências.

A feira também proporciona ao público conferir várias palestras e debates sobre assuntos relacionados à atividade turística, além de atrações culturais, gastronômicos e musicais.

Promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SESC, o SENAC e o Sebrae Nacional, a 7ª edição do Salão conta com a exposição de diversos segmentos da produção associada ao setor, a exemplo da culinária, do artesanato, da agricultura familiar e de manifestações artísticas, entre outras.

Confira AQUI a programação completa do evento.

 

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: GOV.BR/Foto: Roberto Castro