Em um gesto de reconhecimento que vai além da cerimônia, o Sindiclubes homenageou, na noite de segunda-feira (15), o ex-jogador Guerrinha, símbolo de uma geração que ajudou a moldar o esporte olímpico brasileiro como ele é hoje.
Parte do lendário grupo que colocou o basquete nacional no mapa mundial — ao lado de ícones como Oscar e Marcel —, Guerrinha foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito. A entrega foi feita pelo presidente Salatiel Campos, acompanhado dos diretores Alberto Henrique, Valber Motta e Junior Linhares.
Mais do que celebrar um nome, a homenagem resgatou uma história de պայքeto, disciplina e conquistas que pavimentaram o caminho para o atual protagonismo do Brasil no cenário esportivo internacional.
Em tempos em que o esporte brasileiro colhe frutos e reconhecimento global, o evento serviu como lembrete: nada disso surgiu por acaso. É resultado direto da dedicação de atletas que, como Guerrinha, enfrentaram desafios e elevaram o nível competitivo do país.
Ao reconhecer esse legado, o Sindiclubes reafirma seu papel não apenas como entidade representativa, mas como guardião da história e da valorização do esporte nacional.
Texto e foto: Nonato Batista
