No Norte, as instabilidades seguem ocorrendo ao longo do dia em grande parte da região.
O norte do Pará continua com forte instabilidade atmosférica. Também há previsão de temporais com chuva intensa, raios e acumulados elevados, principalmente em Roraima, norte do Amazonas e litoral d Amapá. Assim, o fim de semana será marcado por instabilidades em várias regiões do Brasil devido à atuação de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera, circulação de umidade e uma área de baixa pressão próxima da costa de SP e do PR. O destaque fica para os temporais em áreas do Sul, como no Paraná e em Santa Catarina, e principalmente no estado de São Paulo, onde há chance de acumulados elevados e a situação é de perigo. Além disso, há manutenção de chuva forte e acumulados elevados em áreas da Região Norte. Enquanto isso, parte do Centro-Oeste e interior do Nordeste segue com predomínio de tempo firme, calor e baixos índices de umidade relativa do ar.
Sábado (23/05)
Região Sul – (PR, SC, RS): chuva forte e temporais entre Paraná e Santa Catarina
O Paraná terá pancadas de chuva desde as primeiras horas do dia, com intensidade moderada a forte e risco de temporais no extremo sul e nordeste do estado, acompanhados de trovoadas. As instabilidades diminuem gradualmente até o fim da manhã, mas ainda há chance de chuva isolada ao longo do dia. Em Santa Catarina, o aumento da nebulosidade favorece pancadas moderadas a fortes e temporais em áreas do norte, interior, leste e região de Florianópolis. Já no Rio Grande do Sul, o tempo permanece mais estável, embora com bastante nebulosidade e possibilidade de chuva fraca isolada no norte, nordeste, sudeste e litoral. As temperaturas seguem baixas pela manhã, com chance de geada no sudoeste gaúcho, na fronteira com o Uruguai. O mar permanece agitado no litoral catarinense e paranaense.
Região Sudeste – (SP, RJ, MG, ES): chuva persistente e risco de temporais em São Paulo
O estado de São Paulo terá um sábado de tempo bastante instável, com chuva frequente desde cedo em áreas do interior, sul, litoral, Grande São Paulo e nordeste paulista. Há risco de temporais isolados, rajadas entre 60 e 80 km/h e eventual queda de granizo. Os maiores acumulados podem ocorrer em regiões como Bauru, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Grande São Paulo, com risco de alagamentos e transtornos urbanos. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul de Minas Gerais, a circulação de umidade favorece pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade, podendo ser mais fortes no litoral capixaba e extremo sul mineiro. As temperaturas seguem mais baixas devido ao tempo fechado e à persistência do ar frio.
Região Centro-Oeste – (MS, MT, GO, DF): tempo firme predomina e chuva isolada em Mato Grosso do Sul
Grande parte da região terá predomínio de tempo firme e temperaturas mais amenas, especialmente em Mato Grosso do Sul. No sul e leste do estado, há possibilidade de pancadas fracas a moderadas, com chuva mais intensa em pontos do extremo leste. Nas demais áreas, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas sobem durante a tarde. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h em áreas do norte, nordeste e leste de Goiás.
Região Nordeste – (BA, SE, AL, PE, MA, PI, CE, RN, PB): chuva no litoral e tempo seco no interior
A circulação marítima favorece aumento da nebulosidade e chuva em vários momentos do dia no litoral da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Há risco de temporais entre Porto Seguro e Ilhéus. Já no litoral norte do Nordeste, a ZCIT mantém pancadas moderadas a fortes no Maranhão e Piauí, com risco de temporais no noroeste maranhense e região de São Luís. No interior da região, o tempo segue mais seco, com baixos índices de umidade relativa do ar e temperaturas elevadas durante a tarde.
Região Norte – (AM, RR, AP, PA, AC, RO, TO): temporais e chuva volumosa seguem sobre grande parte da região
Roraima, Amapá, grande parte do Amazonas e o norte do Pará continuam com forte instabilidade atmosférica. Há previsão de temporais com chuva intensa, raios e acumulados elevados, principalmente em Roraima, norte do Amazonas, litoral do Pará e Amapá. Em Acre, Rondônia, Tocantins e sul do Pará, o tempo segue mais firme e abafado, sem previsão de chuva significativa.
Domingo (24/05)
Região Sul – (PR, SC, RS): tempo úmido, frio e chuva persistente no leste da região
O domingo será marcado por muitas nuvens e chuva persistente entre o litoral e leste de Santa Catarina, interior e sul do Paraná e litoral norte gaúcho. No Paraná, a chuva ocorre em vários momentos do dia, principalmente no leste e faixa litorânea. Em Santa Catarina, a tendência é de enfraquecimento gradual das instabilidades ao longo do dia. No Rio Grande do Sul, o frio perde intensidade, mas o estado ainda terá sensação de frio, bastante nebulosidade e possibilidade de chuva fraca isolada.
Região Sudeste – (SP, RJ, MG, ES): chuva diminui, mas tempo segue úmido
São Paulo continua com céu encoberto e chuva fraca a moderada em várias áreas do estado, com pancadas mais fortes no leste e nordeste paulista. Ainda há chance de temporais isolados devido à circulação marítima e à baixa pressão próxima da costa. No litoral fluminense e sul do Rio de Janeiro, a chuva fraca ganha força ao longo do dia. O sul de Minas Gerais também segue com maior nebulosidade e possibilidade de chuva isolada. As temperaturas ficam mais agradáveis no centro-sul paulista e sul mineiro.
Região Centro-Oeste – (MS, MT, GO, DF): estabilidade predomina e calor aumenta à tarde
O tempo segue mais firme em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com sol entre nuvens e temperaturas mais elevadas à tarde. Em Mato Grosso do Sul, ainda há chance de pancadas isoladas no sul, sudoeste e sudeste do estado, principalmente durante a manhã, mas as instabilidades diminuem até o fim do dia.
Região Nordeste – (BA, SE, AL, PE, MA, PI, CE, RN, PB): chuva no litoral e temporais no Maranhão
Os ventos úmidos do oceano mantêm chuva fraca a moderada entre o Rio Grande do Norte e o sul da Bahia, ganhando força no litoral baiano entre Salvador e Ilhéus. No Maranhão, Piauí e pontos do Ceará, a ZCIT favorece chuva moderada a forte e risco de temporais. O interior nordestino segue com tempo seco, calor e baixa umidade do ar.
Região Norte – (AM, RR, AP, PA, AC, RO, TO): chuva forte continua em grande parte da região
A Região Norte segue com elevado potencial para temporais. Roraima, Amapá, Amazonas e metade norte do Pará permanecem com pancadas fortes, raios e chuva volumosa ao longo do domingo. Em Rondônia, Acre, Tocantins e sul do Pará, o tempo permanece estável e abafado.
CAPITAIS EM DESTAQUE
São Paulo (SP): sábado com chuva a qualquer hora do dia, com intensidade moderada a forte e risco de temporais, alagamentos e acumulados elevados. Há possibilidade de rajadas de vento mais fortes e queda de granizo em pontos isolados. A máxima não deve passar dos 19°C. O domingo segue com céu encoberto e chuva em vários momentos do dia, principalmente entre madrugada, manhã e tarde. Há possibilidade de pancadas isoladas à noite. Apesar da redução da chuva mais intensa, o tempo permanece úmido e as temperaturas sobem um pouco, com máxima prevista de 21°C.
Rio de Janeiro (RJ): sábado de tempo firme, com chance de nevoeiro pela manhã e máxima de 27°C. No domingo, as pancadas aumentam ao longo do dia e podem ocorrer de maneira moderada a forte, com máxima de 28°C.
Belo Horizonte (MG): fim de semana de tempo firme e bastante nebulosidade. Máxima de 27°C no sábado e 28°C no domingo.
Porto Alegre (RS): sábado com muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca à tarde, máxima de 19°C. Domingo com tempo firme e máxima de 20°C.
Curitiba (PR): sábado com chuva desde a madrugada e temperaturas de até 16°C. No domingo, há chance de garoa e aumento das instabilidades ao longo do dia, com máxima de 18°C.
Campo Grande (MS): muitas nuvens e possibilidade de chuva fraca no sábado. No domingo, o tempo segue com bastante nebulosidade e máxima de 25°C.
Cuiabá (MT): sol entre nuvens e períodos de céu nublado durante todo o fim de semana. Máxima de 25°C no sábado e 27°C no domingo.
Quer receber a previsão do tempo atualizada todos os dias e alertas de chuva forte no Brasil? Continue acompanhando nossos boletins e compartilhe esta previsão para manter mais pessoas informadas.
Do Clima Tempo
