Arquidiocese de Belém anuncia transferências de Padres e Diácono em 2026

DECISÕES PASTORAIS FORAM COMUNICADAS NESTE DOMINGO (28), FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Julio Endi Akamine, anunciou as nomeações e transferências de diáconos e sacerdotes para diversas paróquias, áreas missionárias e regiões episcopais. As datas de posse dos novos párocos e de apresentação dos vigários paroquiais serão divulgadas oportunamente.

A Igreja é, por sua própria natureza, um corpo vivo, em constante caminho e discernimento. Ao longo de sua missão evangelizadora, surgem desafios, necessidades e novos chamados que pedem escuta atenta, oração e decisões responsáveis. Nesse contexto, algumas ações pastorais podem suscitar dúvidas, questionamentos ou até inquietações no coração dos fiéis. Entre elas, estão as transferências de sacerdotes, que fazem parte da vida ordinária da Igreja e expressam seu dinamismo missionário, sempre orientado pelo cuidado com o bem das almas e pela fidelidade ao Evangelho.

As transferências podem ocorrer pelos mais variados motivos, uma vez que a dinâmica da vida da Igreja Católica e as necessidades pastorais exigem, constantemente, novas decisões, mudanças e realocações. Tais decisões não são atos arbitrários ou autoritários que recaem ou pesam sobre a pessoa de nosso Arcebispo.

As decisões e transferências são pensadas e construídas de forma colegiada, em um conselho formado por bispos e padres, o Conselho Presbiteral, e demandam longas conversas e, por vezes, diversas reuniões. É importante ressaltar, contudo, que as transferências de padres fazem parte da autoridade episcopal: trata-se do múnus (fundamentação canônica) do qual o bispo é revestido pelo sacramento da Ordem, no grau do episcopado, em comunhão com o Papa e a Igreja, e exercido também a partir de sua paternidade espiritual.

Nomeações e transferências

  1. O diácono Rogério Augusto Quaresma Chagas foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Benevides, na Região Episcopal Nossa Senhora do Ó.
  2. O padre Breno Assis Gomes assume o ofício de pároco da Paróquia Santa Madre Teresa de Calcutá, em Belém, na Região Episcopal São João Batista.
  3. O padre Henrique de Brito Alves foi transferido da Paróquia Menino Jesus, em Santa Bárbara do Pará, para assumir o ofício de vigário paroquial da Paróquia Transfiguração do Senhor, em Ananindeua, na Região Episcopal São Vicente de Paulo.
  4. O padre João Vinicius Fonseca de Araújo assume o ofício de vigário paroquial da Paróquia Bom Pastor, em Marituba, na Região Episcopal Menino Deus.
  5. O padre Jorsivaldo Silva da Costa foi transferido do Santuário Santa Rita de Cássia, em Belém, para assumir o ofício de moderador da Área Missionária do Espírito Santo, também em Belém, na Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus.
  6. O padre Leonardo Antunes Vieira assume o ofício de vigário paroquial da Paróquia São Pio X, em Ananindeua, na Região Episcopal Menino Deus.
  7. O padre Lucivaldo Corrêa da Silva assume o ofício de pároco da Paróquia São Clemente, em Belém, na Região Episcopal Coração Eucarístico de Jesus.
  8. O padre Marcílio Cézar Silva de Almeida foi transferido da Área Missionária São João Bosco, em Belém, para assumir o ofício de pároco da Paróquia São Benedito, também em Belém, na Região Episcopal Santa Cruz.
  9. O padre Paulo João Fernandes Ribeiro foi transferido da Paróquia Santa Madre Teresa de Calcutá para assumir o ofício de pároco da Paróquia Bom Pastor, em Marituba, na Região Episcopal Menino Deus.
  10. O padre Valdinei de Lima Silva assume o ofício de pároco da Paróquia Menino Jesus, em Santa Bárbara do Pará, na Região Episcopal Nossa Senhora do Ó.
  11. O padre Wesley Rayol da Silva assume o ofício de vigário paroquial do Santuário Santa Rita de Cássia, em Belém, na Região Episcopal São Vicente de Paulo.
  12. O padre Wudson Sérgio dos Santos Gonzaga assume o ofício de vigário paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo, em Ananindeua, na Região Episcopal São Vicente de Paulo.

Da Fundação Nazaré de Comunicação