Exposição em Belém reúne artistas do Norte em mostra sobre cultura e memória da Amazônia

Abriu terça-feira (10), em Belém, a Exposição dos Povos da Floresta: ocupação artística contemporânea Mairi, no Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS – Palacete Faciola). A mostra integra a programação do Festival dos Povos da Floresta e reúne produções em artes visuais e audiovisual que dialogam com a cultura, a memória e os saberes tradicionais da Amazônia.

A exposição apresenta obras de artistas de Rondônia, Roraima, Amapá e Pará, com curadoria de Isabela Bastos e Lucas Baim, e ocupação artística assinada por Nice Tupinambá.

A proposta é conectar diferentes territórios amazônicos por meio de narrativas que transitam entre tradição e contemporaneidade.

A etapa em Belém reúne um recorte das edições anteriores do festival, realizadas em Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Macapá (AP), somadas à arte local, que amplia o protagonismo de artistas paraenses e fortalece o intercâmbio cultural entre os estados da região Norte.

Segundo a organização, as obras revelam uma Amazônia plural, viva e em constante transformação, convidando o público à reflexão sobre identidade, pertencimento e patrimônio cultural.

O Festival dos Povos da Floresta é um projeto itinerante e multilinguagens que celebra a arte como instrumento de resistência, sustentabilidade e valorização dos saberes tradicionais. As atividades são gratuitas e abertas ao público. É idealizado pela Rioterra – Centro de Inovação da Amazônia, apresentado pela Petrobras e realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço

  • Exposição dos Povos da Floresta – Ocupação Artística Contemporânea Mairi
  • Período de visitação: 11 de fevereiro a 29 de março de 2026
  • Horário: 9h às 17h
  • Dias: de terça a domingo
  • Local: MIS – Museu da Imagem e do Som do Pará (Palacete Faciola)
  • Entrada: gratuita

Do G1 Pará