Gol retomará voos para a Venezuela em março após fim de alerta dos EUA

A Gol vai retomar os voos para Caracas, capital da Venezuela, a partir do dia 8 de março. A informação foi confirmada pela companhia aérea à CNN Brasil. As operações haviam sido suspensas há mais de dois meses, em 24 de novembro de 2025.

Isso acontece após a revogação de um alerta para pilotos para a região do Caribe que havia sido emitido pelos Estados Unidos. O aviso foi retirado no dia 29 de janeiro.

A companhia aérea disponibilizará voos de ida e volta para o país vizinho às terças, quintas, sábados e domingos. No Brasil, os aviões sairão do aeroporto de Guarulhos.

Os voos serão operados com aeronaves Boeing 737 MAX, com capacidade para 176 passageiros.

O regime venezuelano chegou a ameaçar a revogação da licença da Gol após o cancelamento dos voos — algo que, efetivamente, não aconteceu.

O país afirmou à época que companhias aéreas “uniram-se às ações de terrorismo de Estado promovidas pelos Estados Unidos” ao suspenderem “unilateralmente” os voos comerciais.

Anteriormente, os Estados Unidos emitiram uma série de alertas às companhias aéreas para que tenham cuidado ao sobrevoar a América Central e partes da América do Sul, citando os riscos de possíveis atividades militares e interferência de GPS.

Em 3 de janeiro, após meses de tensão e envio de navios de guerra para a costa da Venezuela, as Forças Armadas dos EUA invadiram Caracas e capturaram Nicolás Maduro.

Agora, o governo interino venezuelano tem cooperado com a Casa Branca, levando à retirada de algumas sanções e redução do temor de novos ataques.

Da CNN Brasil