Prefeitura de Belém leva serviços de saúde animal ao Guamá

A primeira edição do ano do Ação Animal foi realizada no sábado (31), na Comunidade Santa Isabel da Hungria, no bairro do Guamá, em Belém. A iniciativa itinerante da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda), garantiu uma manhã de cuidados com a saúde de cães e gatos de moradores da região.

Moradora da comunidade, a cantora Erika Miranda chegou cedo ao local com sua cadela Pompom, de um ano e seis meses. “Eu moro aqui no conjunto e faço parte da comunidade. Fiquei sabendo da ação e vim em busca da vacinação e da microchipagem para a Pompom. É um serviço essencial, difícil de encontrar e que não é barato. Então, quando surge uma oportunidade gratuita, a gente aproveita”, destacou.

A cadela pompom ganhou vacina e microchipagem durante a ação realizada pela Prefeitura

Ao todo, foram realizadas 140 consultas veterinárias — sendo 70 para cães e 70 para gatos —, 140 procedimentos de microchipagem e aplicadas 250 doses de vacina antirrábica. Também foi feito o cadastro de tutores para atendimento na Clínica Veterinária Municipal, nas Unidades Itinerantes e no Hospital Veterinário Municipal.

O auxiliar administrativo Felipe Pantoja levou o cão, Alfredo, para garantir a imunização. “Soube da ação pela minha mãe, que me lembrou de trazer o Alfredo para vacinar. Como ele é meio fujão, quis logo garantir a vacinação antirrábica”, contou.

Parcerias

Para a realização da ação, a Prefeitura de Belém contou com as parcerias da equipe da vereadora Raquel dos Animais e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), com a participação de professora e alunos do curso de Medicina Veterinária.

“Já temos mais de um ano de parceria. Atuamos como um núcleo de educação popular em saúde pública, com o objetivo de ir às comunidades, sensibilizar a população sobre a saúde animal e sua relação com a saúde humana e a saúde pública, além de prestar assistência veterinária”, explicou Isis Espeschit, médica veterinária e professora da UFRA.

A equipe de alunos de Medicina Veterinária da UFRA mais uma vez foi parceira do Saúde Animal

De acordo com Núbia Correia, gerente da Causa Animal da Sepda, mais de dois mil pets já foram atendidos pelo programa em diferentes bairros da capital nos últimos meses.

“Essa ação acontece há cerca de 10 meses e é um trabalho novo desta gestão da Prefeitura de Belém. Ela se torna ainda mais importante com a chegada da clínica e do hospital veterinário. Ainda teremos muito trabalho pela frente”, afirmou a gerente da Sepda.

Saiba como participar

Para participar da mobilização itinerante Ação Animal, os tutores devem acompanhar as redes sociais da Sepda, onde são divulgadas as próximas ações e os serviços oferecidos. É indispensável apresentar RG, CPF, comprovante de residência, e a carteira de vacinação do animal para garantir o atendimento.

Da Agência Belém