Polícia barra marcha cristã em bairro muçulmano de Londres

A Polícia Metropolitana de Londres proibiu que, neste próximo sábado (31), seja realizada a marcha Caminhada com Jesus, organizada pelo partido UKIP, no bairro de Whitechapel, na zona leste da capital britânica, por risco de distúrbios graves.

O ato estava previsto para ocorrer em uma região com grande concentração de moradores muçulmanos. Segundo a polícia, permitir a manifestação naquele local seria imprudente diante do cenário de segurança. A marcha ainda pode ser autorizada, caso ocorra em outra área da cidade.

Em anúncio divulgado pelo grupo, o UKIP convidava apoiadores para o evento com os dizeres: “Junte-se à nossa passeata em Whitechapel, adorando a Jesus Cristo no dia 31 de janeiro, o mês dedicado ao santo nome de Jesus”.

De acordo com os sites The Guardian e Premier Christian News, o vice-comissário assistente da Polícia Metropolitana, James Harman, disse que a decisão foi baseada em avaliações de risco.

– Incentivamos o UKIP a considerar a probabilidade muito real de que sua presença em Whitechapel possa levar a sérios transtornos ou distúrbios graves e a considerar uma proposta alternativa.

Segundo o vice-comissário, a combinação do protesto com grupos contrários poderia gerar violência.

– Com base nas informações disponíveis e em incidentes semelhantes anteriores, acreditamos razoavelmente que a união do protesto do UKIP com grupos opositores hostis à sua presença provavelmente levará à violência e a graves distúrbios – declarou.

Harman afirmou que a medida não tem motivação política.

– Seria imprudente permitir que um evento acontecesse, quando entendemos que existe o risco de violência grave contra membros da comunidade e contra nossos policiais. Não estamos tomando essa decisão por motivos políticos – ressaltou.

Do Pleno.News