A Prefeitura de Belém promove mais um avanço na proteção animal com a inauguração da primeira Clínica Veterinária Municipal de Triagem, nesta terça-feira (13), como parte das comemorações pelos 410 anos da cidade. Localizada na avenida Marquês de Herval, nº 276, a unidade é administrada pela Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais (Sepda) para promover a saúde, bem-estar e dignidade dos animais, especialmente os de famílias em situação de vulnerabilidade social e vítimas de maus-tratos.
O prédio tem dois andares. São seis consultórios, balança, farmácia e equipamentos médicos hospitalares no térreo. No andar superior está a sala de medicação. A nova clínica foi entregue pelo prefeito Igor Normando e tem capacidade para realizar até 200 consultas por dia. O espaço vai funcionar de forma integrada com o Hospital Veterinário Municipal (HVET), que será inaugurado nos próximos dias, realizando triagem, atendimento ambulatorial e encaminhamentos de urgência quando necessário.
O prefeito Igor Normando ressaltou a importância da unidade para a população.
“A entrega da Clínica Veterinária Municipal de Triagem representa um marco para a causa animal em Belém. Estamos organizando o atendimento, garantindo triagem adequada e ampliando o acesso da população a serviços veterinários gratuitos. Esse é um passo concreto para assegurar mais dignidade e cuidado aos animais da nossa cidade”, declarou o gestor municipal.
Crédito: Paula Lourinho

A clínica oferece atendimento gratuito, incluindo consultas, urgência e emergência, exames laboratoriais, avaliação para cirurgias, Day Care (observação diurna), microchipagem, vacinação, vermifugação e atendimento especializado, como medicina felina e infectologia. O funcionamento inicia a partir desta quarta-feira, 14 de janeiro, e seguirá de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, mediante cadastro prévio de famílias moradoras de Belém. Os responsáveis devem ser maiores de 18 anos e com renda familiar de até dois salários mínimos.
Crédito: Paula Lourinho
Crédito: Paula Lourinho
Crédito: Paula Lourinho
A titular da Sepda, Eliana Uchôa, destacou o papel fundamental da clínica, que descentraliza e dá mais agilidade ao atendimento dos animais.
“Esta é a primeira clínica do norte que realiza triagem, consulta e até estabilização de animais. Antes, quem precisava apenas de uma consulta acabava se misturando com casos de urgência, esperando o dia todo. Este é um avanço para a causa animal e uma vitória graças ao prefeito Igor. Além desta clínica, teremos o hospital grande veterinário e três trailers móveis que vão aos bairros, oferecendo consultas e coleta de exames, ampliando o atendimento para toda a cidade”.
Crédito: Paula Lourinho

Crédito: Paula Lourinho

Moradores que participaram da inauguração aprovaram a iniciativa. A doméstica, Marilene Valente, de 49 anos, moradora do bairro Val-de-Cães, tutora de três gatos, afirmou que a unidade é necessária para famílias com poucos recursos.
“Tivemos um gatinho atropelado e não tínhamos condições de cuidar dele. Esta clínica será muito importante, tanto para quem não pode pagar pelos serviços, quanto para quem pode. O poder público está fazendo sua parte para cuidar melhor dos animais e só tenho a agradecer.”
A diarista Adriana Silva, 46 anos, moradora do bairro da Pedreira, adotou seis gatos e um cachorro abandonados e está feliz com a entrega da clínica.
“Eu amei que ele fez isso. Agora posso trazer meus bichinhos sem precisar ir tão longe. A clínica é perto de casa e vai ajudar muito. Só tenho a agradecer a prefeitura e meus animais também agradecem”.
Após a inauguração da Clínica Veterinária Municipal de Triagem, a próxima entrega é o HVET e, em breve, a reforma do Hospital Veterinário Dr. Vahia, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a saúde e proteção animal, por meio da oferta de serviços públicos gratuitos e de qualidade para toda a população.
Da Agência Belém



