O prefeito de Belém, Igor Normando, e o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciaram ao público, no final da tarde de ontem (12), que o distrito de Icoaraci vai ganhar uma nova orla. A novidade foi anunciada durante a entrega da Usina da Paz de Icoaraci/Outeiro, entregue pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Belém, e que vai beneficiar mais de 150 mil pessoas.
A entrega da Usipaz e o anúncio da nova orla se transformaram em um presente para Belém, que completa 410 anos no dia de hoje. A unidade da UsiPaz de Icoaraci/Outeiro é a sexta entregue na capital paraense e a 21ª no estado do Pará.
Localizada o lado da recém-inaugurada ponte Icoaraci–Outeiro, a nova UsiPaz do distrito possui uma estrutura moderna e totalmente equipada, que oferece mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de cidadania, esporte, lazer, cultura, capacitação profissional e saúde, fortalecendo as políticas públicas voltadas à inclusão e à transformação social.
O complexo tem salas estruturadas para a emissão de documentos e atendimentos de saúde, bibliotecas, salas de estudo, salas de informática, sala de gastronomia, salas para cursos de qualificação profissional, além de espaços como teatro, praça multicultural para eventos, oficina, piscina, complexo poliesportivo, quadra de areia, academia ao ar livre e playground infantil.
Ex-secretário de Articulação e Cidadania do Pará, o atual Prefeito de Belém, Igor Normando, atuou na linha de frente das Usinas da Paz e enfatizou a importância desse equipamento público para a promoção de cidadania:
“Eu fui secretário das Usinas da Paz antes de ser prefeito e essa Usina foi o meu último ato, com uma Ordem de Serviço para que ela pudesse ser construída. Eu estou muito feliz por estar aqui como prefeito, por inaugurar essa obra tão fantástica e que vai levar cidadania, saúde, esporte e lazer para a população. Esse vai ser o maior equipamento público de Icoaraci e Outeiro. É um momento muito feliz e a cidade agradece! É o Governo do Estado e a Prefeitura de Belém trabalhando juntos para levar política pública para todos os cantos da cidade”.
O complexo tem dois prédios principais: Usina e Assistência, com salas estruturadas para a realização de serviços como emissão de documentos e atendimentos de saúde. O projeto das Usinas da Paz integra o programa Territórios Pela Paz (TerPaz), que busca promover cidadania e oportunidades em áreas de maior vulnerabilidade social.
A Usipaz Icoaraci resolve anos de descaso com a população de Icoaraci, principalmente da ‘Vila Sorriso’ que se localiza à beira da Orla de Icoaraci, considerada “abandonada” de acordo com os próprios moradores. A UsiPaz de Icoaraci é uma das medidas mais efetivas para mitigar os problemas socioeconômicos da sociedade.
Da Agência Belém
