Venezuela destrói oito aeronaves na fronteira com o Brasil

A Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) informou ter realizado, na segunda-feira (29), uma ofensiva contra o narcotráfico em áreas de fronteira da Venezuela com o Brasil, no estado venezuelano do Amazonas. A operação resultou na destruição de oito aeronaves e quatro acampamentos.

De acordo com o chefe do Comando Estratégico Operacional da FANB, Domingo Hernández Lárez, as ações ocorreram de forma simultânea em quatro pontos distintos do município de Alto Orinoco. As aeronaves, segundo ele, operavam a partir de pistas clandestinas e eram empregadas no narcotráfico.

– A ação foi realizada simultaneamente em quatro acampamentos localizados nas fronteiras com o Brasil, conseguindo inutilizar e destruir oito aeronaves que operavam em pistas clandestinas ilegais. Com este resultado, a Venezuela consolida a firmeza da FANB na defesa da soberania nacional e na luta contra o narcotráfico – disse Lárez.

Além da suposta vinculação com o tráfico, o governo venezuelano afirmou que as aeronaves também violavam a Lei de Controle para a Defesa Integral do Espaço Aéreo e a Lei de Segurança e Defesa da Nação. Com base nessas normas, Caracas justificou a destruição dos equipamentos como uma medida de “defesa da soberania” do país.

A ação ocorre em um momento de aumento das tensões militares na região. Nos últimos dias, forças dos Estados Unidos intensificaram sua presença próxima ao território venezuelano, com a mobilização de navios de guerra, caças e um submarino nuclear, sob a justificativa de combater o narcotráfico no Caribe e no Pacífico.

Do Pleno.News