LABORATÓRIO NATURAL DA COMPANHIA, A ILHA NO PARÁ PRODUZIU 37 MILHÕES DE SEMENTES E 800 MIL MUDAS EM 20 ANOS; LOCAL POSSUI ECOSSISTEMA PRATICAMENTE INTOCADO, ABRIGA 220 ESPÉCIES NATIVAS E É REFÚGIO DE ANIMAIS SILVESTRES
Localizada no reservatório da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, a Ilha de Germoplasma tem 129 hectares — o equivalente a 150 campos de futebol — e abriga cerca de 100 mil árvores de 220 espécies nativas. O local possui um ecossistema praticamente intocado e entre seus habitantes estão a anta, que pode chegar a 320 quilos, e ao menos sete espécies de macacos. As árvores mais antigas são um piquiá com cerca de 250 anos e uma castanheira de 200 anos, testemunhas vivas da biodiversidade amazônica. Criada de forma estratégica pela AXIA Energia, ela funciona como um laboratório natural de conservação florestal de espécies florestais e frutíferas com alto valor ambiental e econômico para a região.
A Ilha faz parte do Programa Germoplasma Florestal com ações previstas no licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, construída em 1984. O trabalho engloba um viveiro com capacidade para produzir até 120 mil mudas por ano, um grande banco genético florestal e um laboratório de análises de sementes. Nos últimos 20 anos, a Ilha de Germoplasma produziu 37 milhões de sementes e 800 mil mudas de espécies florestais amazônicas e plantou mais de 15 mil árvores, o que representa uma área reflorestada de cerca de 66 mil campos de futebol.
“O programa desempenha papel fundamental na conservação do DNA da Amazônia e contribui para a preservação dessa floresta que tem uma importância essencial no equilíbrio ambiental do planeta. O trabalho de seleção, reprodução, plantio e doação das espécies permite construirmos, junto com a comunidade local, um ambiente muito mais resiliente e capaz de suportar as mudanças climáticas, além de gerar renda e ajudar na segurança alimentar das populações da região”, afirmou o Antônio Pardauil, presidente da AXIA Energia, na região Norte.
Só em 2025, foram 7,5 milhões de sementes e 90 mil mudas parte delas doadas a comunidades locais para reflorestamento e agricultura sustentável. De 2005 até o momento, a AXIA Energia doou 21,1 milhões de sementes e 650 mil mudas, além de realizar a análise de 11,8 mil amostras de sementes em seu laboratório, que é credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Mais de 500 famílias que vivem região da usina são beneficiadas anualmente com as doações “A AXIA me deu mais de 3 mil mudas de cacau e açaí. Hoje tenho mais de 2.200 pés de cacau dando fruto e outros 1.150 começando a produzir. A venda dessa produção ajuda a sustentar minha família e ainda sobra um pouquinho”, conta João de Souza, agricultor que participa do projeto desde 2022.
A conservação florestal também impulsiona a economia local, ao preservar espécies nativas de alto valor econômico. Isso porque o programa contribui para manter o DNA genético florestal de espécies ameaçadas de extinção (paricá, acapu, mogno, cendro e angelins vermelho); palmeiras (açaí, patauá, babaçu e bacaba); frutas regionais (bacuri, cupuaçu, murici, cacau e castanha); plantas medicinais (andiroba e copaíba) e espécies utilizadas na extração de óleos, como o cumaru. O reflorestamento promovido pela ilha ajuda ainda a recuperar ecossistemas degradados, melhora a qualidade do solo e da água, atrai fauna silvestre e favorece o equilíbrio ambiental da região contribuindo para a regulação climática e o sequestro de carbono. O programa atende todo o Brasil com a doação de sementes, visto que o bioma amazônico consegue contemplar os outros biomas do país.
Área de Proteção Ambiental e refúgio para animais
As ações do Programa Germoplasma Florestal começaram no ano de 1980 com o objetivo de conservar a genética das espécies nativas da região. Uma comissão interinstitucional composta por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) definiu espécies prioritárias para coleta e futura reprodução.

A Ilha de Germoplasma serve de refúgio para diversos animais da região e está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago de Tucuruí, Unidade de Conservação de Uso Sustentável. Sazonalmente, durante os períodos de seca, a ilha deixa de ser isolada, formando uma pequena faixa de terra que a liga ao continente, o que aumenta o fluxo de animais. O número de espécies e indivíduos varia a cada ano e o que se vê no local é um ambiente totalmente preservado.
No Laboratório de Análise, os melhores frutos são selecionados, despolpados e passam pela biometria nas sementes, que ocorre com outros quatro testes (umidade, pureza, germinação e peso). Após essa etapa as sementes são armazenadas nas câmaras adequadas até ficarem prontas para serem doadas ou plantadas. Já no Viveiro Florestal, as equipes produzem mudas a partir das sementes selecionadas e armazenadas.
“O programa é uma peça fundamental para a preservação, visto que algumas dessas espécies não são conhecidas ou produzidas comercialmente, mas têm papel fundamental na flora e fauna da região. Em paralelo, o programa conserva espécies florestais que são bastante exploradas na região e que possuem risco de extinção na natureza. A produção de mudas frutíferas ajuda na bioeconomia da região, por meio da doação de mudas para pequenos produtores e famílias que dependem da subsistência para sobreviver. As mudas produzidas pelo programa chegam até a população com qualidade e prontas para o plantio”, afirma Jader Fernandes, diretor de Licenciamento Ambiental e Condicionantes da AXIA Energia.
Também como parte das atividades do Programa Germoplasma Florestal, as equipes técnicas da AXIA Energia promovem periodicamente um censo dos animais, o acompanhamento da saúde reprodutiva das plantas, a coleta de sementes e o monitoramento da ilha contra invasores.
SOBRE A AXIA ENERGIA
AXIA Energia é a maior empresa de energia renovável do Hemisfério Sul, responsável por 17% da capacidade de geração nacional e 37% do total de linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN). A capacidade instalada da companhia é 100% renovável, reforçando o compromisso da empresa com a transição energética. AXIA possui 81 usinas, sendo 47 hídricas, 33 eólicas e uma solar.
Texto: Esther Obriem Dantas

