Campanha Dezembro Vermelho da Prefeitura de Belém leva ações de saúde gratuitas a shopping

A campanha Dezembro Vermelho, de mobilização na prevenção ao HIV e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), segue com uma programação extensa na capital paraense ao longo do mês. No fim de semana, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e do Centro de Atenção à Saúde em Doenças Infecciosas Adquiridas – CASA DIA, instalou um ponto de apoio no Shopping Bosque Grão-Pará para fomentar a procura por atendimento.

No local, foram realizados testes rápidos para HIV, hepatites B e C e sífilis. Também foram sendo distribuídos preservativos e géis lubrificantes. Durante o atendimento ainda era possível se vincular à Prep (medicamento em comprimidos que previne a infecção pelo HIV).

De acordo com o coordenador da CASA DIA, Reginaldo Júnior, todos estes serviços já são oferecidos pelo SUS na rede municipal. Mas agora, por meio da campanha, estão ainda mais acessíveis à população.

“O objetivo da ação é fortalecer a resposta municipal ao HIV/Aids, ampliando a prevenção, diagnóstico, tratamento, a visibilidade e a sensibilidade da população – incluindo tanto as pessoas que vivem com HIV, quanto a população em geral – com foco na redução do estigma e incentivo ao autocuidado”, afirma o coordenador da ação.

CAMPANHA PARA TODOS

Qualquer pessoa que tenha a prática sexual pode recorrer ao serviço. O público prioritário são pessoas que vivem com o HIV, pessoas trans, profissionais do sexo, usuários de drogas, população em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, gestantes e puérperas, além de jovens entre 15 e 24 anos, que normalmente possuem maior vulnerabilidade.

Entre janeiro e setembro deste ano, 18.700 testes rápidos foram realizados em Belém. Destes, 645 resultaram em diagnóstico soropositivo (3,45%). Os homens totalizaram 472 casos; seguidos de mulheres, com 153 confirmações e 20 gestantes.

Ações como o Dezembro Vermelho são necessárias para evitar, também, as subnotificações, a fim de que sejam adotadas políticas públicas de acordo com o cenário.

Jamille, de 36 anos, que trabalha no shopping, aproveitou a oportunidade para fazer o teste rápido para HIV, hepatite e sífilis.

“Eu acho muito importante a gente estar acompanhando a nossa saúde e essas ações. As vezes a gente tem alguma coisa e não sabe. A prevenção é muito importante”, disse. 

AÇÃO INTEGRADA

Além dos atendimentos voltados para a prevenção e o enfrentamento ao HIV/Aids, quem procurar o local neste fim de semana também poderá recorrer a outros serviços, como: ventosaterapia, acupuntura, auriculoterapia, aferição de glicemia e pressão arterial e vacinação.

As doses de vacina disponíveis são para influenza (destinada a idosos, crianças com até 6 anos, pessoas com comorbidades, profissionais da educação e saúde), tríplice viral (sarampo, cachumba e rubéola), hepatite B, febre amarela, difiteria e tétano.

Várias pessoas que passeavam pelo local aproveitaram para garantir a imunização, como foi o caso da servidora pública Danielle Magalhães.

“Eu estava passeando aqui, achei super excelente porque a gente não tem tempo de ir se vacinar. Hoje tomei três vacinas: a tríplice viral, febre amarela e tétano. Fico mais tranquila agora, evitando doenças futuramente.”, disse Danielle.

Edson Moia, servidor público, também aproveitou a ação integrada da Prefeitura de Belém para colocar a saúde em dia. “Eu não estava sabendo da ação, soube agora. É um excelente serviço, que atendeu às necessidades que eu tinha. Estava passeando, vi a oportunidade e entrei aqui. Eu estou aferindo pressão arterial, glicemia e me vacinei contra febre amarela e gripe. Confesso que não sou tão assíduo com a minha saúde, então agora deu pra parar aqui e me cuidar antes do fim do ano.”, afirmou Edson.

CRONOGRAMA DA CAMPANHA:

10/12 – Testagem para população em situação de rua (Icoaraci)

11/12 – Ação no Ver-o-Peso (população vulnerável)

13/12 – Ação em Mosqueiro (Vila)

19/12 – Ação para trabalhadoras sexuais (Centro Comercial)

20/12 – Ação em Outeiro

21/12 – Ação de encerramento na Praça do Horto (B. Campos)

Da Agência Belém