A Praia da Brasília, em Outeiro, e a orla de Icoaraci permanecem movimentadas por curiosos atraídos pelos transatlânticos MSC Seaview e o Costa Diadema, ancorados desde 4 de novembro no Terminal Portuário de Outeiro. Eles abrigam hospedes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP-30). São 6 mil leitos disponibilizados para delegações e demais participantes da conferência.
Por questões de segurança, a Prefeitura de Belém orienta que o público busque locais adequados para observar os navios cruzeiros. Na Praia da Brasília os transatlânticos ficam mais próximos da orla do que em Icoaraci,
COP movimenta distritos
Desde que os navios atracaram no porto em Outeiro a circulação de pessoas se intensificou na ilha, inclusive pelos bares, onde o ritmo do brega embala os visitantes, na capital mundial do brega, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para o Turismo.
“Os transatlânticos se tornaram sensação aqui em Outeiro”, informa a subprefeita de Outeiro, Glenda Amaral. Segundo ela, a Praia da Brasília tem lotado todos os dias e os estabelecimentos comerciais estão sempre cheios.
A Praia do Amor, um pouco mais distante, é outro ponto de observação recomendado. A subprefeitura de Outeiro alerta a população a evitar barrancos à Beira Mar, onde pode haver risco de acidentes.
Já em Icoaraci, ao longo de toda a orla tem aumentado a concentração de famílias para dar aquela ‘espiada’ nas grandes embarcações e nos visitantes de outros lugares do Brasil e do mundo que estão hospedados nos transatlânticos. “Agora na COP-30 a procura pelos restaurantes da orla está muito mais intensa e ocorrendo todos os dias, não apenas nos finais de semana”, comemora o subprefeito de Icoaraci, Vitor Gama.
A chegada dos transatlânticos alavancou o turismo, tanto pela população de Belém quanto por participantes da conferência internacional. Estabelecimentos que oferecem hospedagem em Icoaraci já estão com todos os leitos ocupados até o fim do evento.
Tanto em Outeiro quanto Icoaraci, a Prefeitura de Belém reforça a realização de ações de fiscalização e ordenamento urbano, pela Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) e Guarda Municipal, em conjunto com Detran e demais órgãos de segurança. As rondas são constantes, com aumento do número de viaturas e de policiais para garantir a tranquilidade e ordem pública da população.
Da Agência Belém
