COP30 é aberta em Belém com a Cúpula de Líderes para reforçar protagonismo do Pará na agenda climática mundial

Foi aberta nesta quinta-feira (6), em Belém, da Cúpula de Líderes que marca o início das atividades políticas da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). Pela primeira vez sediada na Amazônia, a conferência reúne chefes de Estado e representantes internacionais em torno de compromissos para enfrentar a crise climática e promover o desenvolvimento sustentável.

Helder, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representa o estado-sede e a voz da Amazônia. O governador destacou o papel do Pará como articulador de políticas que unem preservação, inovação e crescimento econômico. “A COP de Belém é um grande mutirão de implementação em favor da população, dos povos da floresta e do meio ambiente”, afirmou.

Na abertura, Lula ressaltou a importância simbólica da conferência ocorrer “no coração da floresta amazônica”, destacando o desafio de “provar que é possível gerar desenvolvimento sem destruir”.

A vice-governadora Hana Ghassan, presidente do Comitê Estadual da COP30, afirmou que o evento projeta o Pará para um novo ciclo de desenvolvimento sustentável baseado em ciência e políticas permanentes.

Entre as autoridades presentes estão os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta. O Pará chega à COP30 com políticas ambientais consolidadas, como o Plano Estadual de Bioeconomia, o Plano de Recuperação da Vegetação Nativa, o Sistema Jurisdicional de REDD+ e a Lei de Responsabilidade Ambiental — todas integradas ao programa Amazônia Agora, que orienta a transição para uma economia de baixo carbono.

Marcada para ocorrer de 10 a 21 de novembro, a COP30 reunirá delegações de mais de 190 países e movimentará cerca de R$ 4,5 bilhões em investimentos que modernizaram a infraestrutura urbana de Belém, reforçando o papel do Pará como território estratégico nas decisões sobre o futuro climático global.

Do Jornal PASSAPORTE