O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (31) que o país realizará testes nucleares “muito em breve”, mas ainda não detalhou o tipo de teste e se serão detonações subterrâneas, algo que não executam há mais de 33 anos.
– Vocês descobrirão muito em breve. Vamos fazer testes muito em breve. Outros países os fazem, e se eles os fazem, nós também os faremos – afirmou Trump a jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One a caminho da Flórida.
Na última quarta (29), Trump escreveu em suas redes sociais que, “devido aos programas de testes de outros países”, ordenou ao Departamento de Guerra que comece a testar armas nucleares americanas “em igualdade de condições”.
Trump citou na mensagem os arsenais da Rússia – que possui o segundo maior volume de armas atômicas do mundo depois dos EUA – e da China, cujo programa atômico, segundo escreveu na mensagem, estará à altura do americano “em cinco anos”.
A última detonação nuclear subterrânea dos EUA foi realizada em setembro de 1992, em Nevada. Desde então, o país tem realizado simulações computacionais ou testes em que o dispositivo não atinge a massa crítica necessária para uma reação nuclear em cadeia.
Do Pleno.News com Agência EFE
