O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou na quinta-feira (30.10) da 1ª Conferência Nacional dos Vereadores pela Sustentabilidade – a “COP30 dos Vereadores”, promovida pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (Abracam) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O evento foi realizado entre os dias 29 e 31 de outubro no Teatro Gasômetro, em Belém (PA).
Às vésperas da COP30 de 2025, que acontecerá no mês de novembro na capital paraense, a conferência representou uma oportunidade histórica de mobilização do Poder Legislativo municipal em torno da Agenda 2030 da ONU. O evento reforçou o papel das Câmaras Municipais na implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade local.
“A ‘COP 30 dos Vereadores’ demonstra que o Brasil está preparado para discutir o futuro sustentável do planeta em todas as esferas. É fundamental que os municípios sejam protagonistas nesse processo, promovendo ações concretas em defesa do meio ambiente, do desenvolvimento local e de um turismo mais sustentável”, defendeu o ministro Celso Sabino.
Durante os três dias de programação do encontro, parlamentares de diversas regiões do país participaram de painéis temáticos, debates e apresentações sobre economia verde, turismo sustentável, crédito de carbono, educação ambiental e gestão climática nos municípios.
O encontro foi encerrado com a elaboração da Carta de Belém dos Vereadores pela Sustentabilidade. O documento será encaminhado oficialmente à coordenação da COP30, como contribuição dos legisladores municipais brasileiros aos debates globais sobre o clima e o desenvolvimento sustentável.
Por Cíntia Luna/Ministério do Turismo
