Belém, a capital da Amazônia, se prepara para receber os cerca de 60 mil turistas de várias partes do mundo com os novos Pontos de Informações Turísticas (PITs) instalados em diversos locais considerados estratégicos da cidade para garantir acolhimento e informações completas sobre a capital paraense — como atrativos turísticos, hospedagem, alimentação, serviços de saúde, transporte, passeios, entre outros assuntos — aos visitantes.
Os PITs serão compostos por totens e lounges e contarão com profissionais bilíngues, fluentes em português, inglês e espanhol. Ao todo, 54 profissionais atuarão nesses pontos durante a COP 30. A iniciativa é da a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), em parceria com o Governo do Estado do Pará, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Equatorial Energia.
Segundo o diretor de Turismo da Semcult, Thierry Morais, os totens serão estruturas menores, equipadas com telas de LED interativas. Nelas, os visitantes poderão utilizar fones de ouvido para ouvir e assistir histórias sobre os pontos turísticos de Belém e do Brasil, disponíveis em vários idiomas. “Além da tecnologia, cada espaço contará com profissionais capacitados para fornecer todas as informações que o turista desejar”, explica Morais.

Já os lounges serão espaços maiores e mais confortáveis, preparados para atender um fluxo maior de visitantes. Eles estarão localizados na Estação das Docas, Solar da Beira, Mercado de São Brás, Parque do Utinga, Aeroporto Internacional de Belém – Val-de-Cans e Porto de Outeiro.
Os totens ficarão instalados no Terminal Hidroviário Luiz Rebelo Neto, Porto Futuro II, Complexo Feliz Lusitânia, Mangal das Garças e Terminal Hidroviário Rui Barata.
São pontos que possuem o maior fluxo de pessoas diariamente”, afirma o diretor, destacando que esta é a primeira vez que Belém recebe uma estrutura desse porte voltada exclusivamente ao atendimento de turistas.
Mais do que oferecer informações sobre a cidade-sede da COP 30, os PITs, segundo ele, representam “um espaço de acolhimento para que os turistas se sintam em casa, desejem voltar e indiquem Belém como destino para os amigos”.
Morais ainda completa: “Vamos mostrar o que há de melhor em Belém — nossa gastronomia, música e a riqueza das culturas paraenses”.
Confira os locais e horários dos Pontos de Informações Turísticas:
- Terminal Rodoviário Luiz Rebelo Neto
Segunda a sexta: 07h às 17h
Sábado: 08h às 12h - Porto Futuro II
Domingo a quinta: 10h às 00h
Sexta e sábado: 10h às 01h - Estação das Docas
Domingo a quinta: 10h às 00h
Sexta e sábado: 10h às 01h - Mercado Ver-o-Peso (Solar da Beira)
Segunda a sábado: 05h às 18h30
Domingo: fechado - Complexo Feliz Luzitânia (Casa das Onze Janelas)
Terça a domingo: 09h às 18h
Segunda: fechado - Mangal das Garças
Terça a domingo: 08h às 18h
Segunda: fechado - Terminal Hidroviário Ruy Barata
Segunda a domingo: 08h às 18h - Mercado de São Brás
Segunda a sábado: 07h às 18h
Domingos e feriados: 07h às 16h - Parque do Utinga
Segunda a domingo: 06h às 17h - Aeroporto Internacional de Belém
Funcionamento: 24 horas - Porto de Outeiro
- Sem horário definido
Da Agência Belém

