Belém Pra Todos leva serviços essenciais gratuitos à Marambaia

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Direitos Humanos (SEMCAD), e diversos órgãos parceiros, realizou, no sábado (18), mais uma edição do “Belém Pra Todos”. A iniciativa levou uma série de serviços básicos e gratuitos à população da Marambaia, com o objetivo de facilitar a rotina e melhorar a qualidade de vida dos moradores, em especial dos grupos mais vulneráveis.

A ação ofereceu atendimentos como emissão e regularização de documentos e assistência social, buscando superar as dificuldades de acesso aos serviços públicos, os quais muitos cidadãos enfrentam devido à pouca disponibilidade de tempo ou outras barreiras.

O serviço de orientação e emissão do Registro Geral (RG), promovido pela SEMCAD, esteve entre os mais procurados, com mais de 100 atendimentos, enquanto o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) realizou cerca de 37 emissões e regularizações de títulos de eleitor.

A Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA) ficou responsável pelo Cadastro Único (CadÚnico), com mais de 55 pessoas atendidas, e a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (SEGBEL) facilitou o acesso ao Passe Fácil estudantil e sênior, além de credenciais de estacionamento para pessoas com deficiência (PCD’s) e pessoas sênior, somando mais de 37 atendimentos.

Cidadania ao alcance de todos

João Victor Beckman, 22 anos, procurou a ação para tirar a nova via da carteira de identidade. O autônomo não escondeu a satisfação em conseguir o documento com tanta facilidade.

“O atendimento foi muito rápido e organizado. Se eu ou outras pessoas fôssemos tentar isso durante a semana, além da demora, teria o gasto com deslocamento e alimentação para ir até o centro da cidade. Eu acho essencial estas ações estarem focadas nos bairros periféricos. É muito bom e importante”, destacou João Victor.

Outro serviço que atraiu grande público foi o atendimento e vacinação para pets, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A merendeira Lúcia Morais aproveitou a oportunidade para levar sua cachorra, Charlotte, que esteve entre os mais de 300 animais atendidos.

“É uma maravilha essa ação aqui na Marambaia. Eu consegui vacinar a Charlotte sem precisar me deslocar para longe. Ter estes serviços é algo essencial, já que muitos querem garantir os cuidados para seus pets, mas não têm tempo ou condições para pagar atendimento particular,” comemorou Lúcia.

Também presente, a Defensoria Pública do Estado (DPE) realizou um total de 36 atendimentos de orientação jurídica e emitiu 44 ofícios para a segunda via de certidões de nascimento e óbito. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) também esteve presente com a doação de 100 mudas de plantas nativas da região.

A parceria entre a Prefeitura e os demais órgãos presentes demonstra o esforço conjunto para garantir direitos e facilitar o acesso a políticas públicas para toda a população de Belém.

Da Agência Belém