CAPACITAÇÃO COM ESPECIALISTA BUSCA MELHORAR SAÚDE, DISPOSIÇÃO E BEM-ESTAR DA EQUIPE
Mais do que servir bem aos hóspedes, o Hotel Fioreze Centro, em Gramado, decidiu cuidar de quem faz a hospitalidade acontecer. A partir de uma consultoria com a especialista em Gastronomia Funcional e Fitogastronomia, Andreia Cruz, realizada nos dias 7 e 8 de outubro, o estabelecimento prepara-se para oferecer refeições equilibradas e nutritivas para a sua equipe. A capacitação foi uma iniciativa da gerência do empreendimento que percebeu a importância de uma alimentação mais saudável no dia a dia do trabalho.
De acordo com a especialista, a partir da capacitação as novas refeições para os colaboradores passam a seguir um plano alimentar com substituições inteligentes, como massas integrais, molhos naturais e receitas com menos ultraprocessados, glúten, lactose e açúcares refinados tornando o Fioreze um exemplo de gestão que alia cuidado humano e sustentabilidade alimentar. “O novo cardápio de 30 dias traz opções simples, mas com ingredientes naturais e funcionais, como o uso de creme de inhame no lugar do creme de leite industrializado, e inclui orientações diretas à cozinha, garantindo que o cuidado com o sabor caminhe junto com o bem-estar”, explicou.
Formada pela Escola NaturalChef (Diploma NaturalChef, 2024), Andreia possui mais de dez anos de experiência. Ela acrescenta que o conceito de gastronomia funcional é uma vertente da culinária que une sabor, técnica e ciência nutricional. Seu propósito é transformar cada refeição em uma experiência que nutre, encanta e promove bem-estar, indo além da estética e do prazer à mesa. “Prioriza funções fisiológicas específicas, como melhora da digestão, equilíbrio hormonal, energia sustentada e fortalecimento do sistema imunológico”, detalha.
Além das técnicas culinárias conscientes de preservação de nutrientes, como cocção branda, vapor, assados curtos e uso de marinadas naturais, a variedade de cores e texturas nos pratos serviços também é outro critério da gastronomia funcional. Sua aplicação em hotéis e pousadas é adaptada à realidade operacional da cozinha profissional. “Eu estudo a região, a cidade, e os hábitos alimentares do local”, concluiu.
Texto: Pedro Alencastro/Fotos: Divulgação