O Fórum Esfera Internacional reuniu na sexta-feira (10.10) ministros de Estado, governadores, empresários e representantes da sociedade civil no Theatro da Paz, em Belém (PA), para discutir soluções sustentáveis de desenvolvimento da Amazônia e o papel do Brasil na transição verde global. Promovido pela Esfera Brasil, o evento teve como tema central a “Agenda Amazônia – O papel do Estado na construção de soluções sustentáveis”. O encontro contou com a presença dos ministros Celso Sabino (Turismo), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União), além do governador do Pará, Helder Barbalho, e de outras autoridades nacionais.
O ministro Celso Sabino apresentou iniciativas do Governo do Brasil que fazem do turismo um dos principais vetores da economia verde brasileira, destacando programas e investimentos que unem crescimento econômico, geração de emprego e preservação ambiental.
“O turismo é o caminho que conecta todas as dimensões do desenvolvimento: movimenta a economia, gera oportunidades e fortalece o sentimento de pertencimento do nosso povo”, apontou Sabino. “Estamos construindo um modelo de prosperidade baseado no que o Brasil tem de mais valioso – as pessoas, a cultura e a natureza –, e esse modelo é que vai inspirar o mundo a olhar para o nosso país com ainda mais respeito e admiração”, completou.
ECONOMIA VERDE
Entre as ações expostas, o ministro Celso Sabino citou parcerias técnicas para o desenvolvimento de biocombustíveis sustentáveis de aviação. Conduzido em conjunto com o Ministério de Minas e Energia, a CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) e a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), o trabalho estimula o cultivo da macaúba, espécie nativa de alta rentabilidade.
“Estamos mostrando que é possível crescer preservando. O turismo sustentável é uma das mais poderosas ferramentas para manter a floresta em pé e gerar prosperidade onde ela nasce: dentro da Amazônia. O Brasil precisa enxergar a região não apenas como um patrimônio natural, mas como motor econômico do futuro, capaz de gerar oportunidades para quem vive aqui”, defendeu Sabino.
O ministro também apresentou os programas “Conheça o Brasil: Voando”, que incentiva a realização de viagens de brasileiros no país com a ampliação da conectividade aérea; e “Conheça o Brasil: Realiza”, uma parceria com a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil que proporciona crédito em condições especiais para a aquisição de pacotes turísticos.
LEGADO COP30
As ações do Ministério do Turismo em Belém e na Amazônia estão integradas à preparação da COP30 2025, que acontecerá no próximo mês de novembro na capital paraense. O órgão atua com foco em infraestrutura, qualificação profissional e na valorização da cultura amazônica, deixando um legado permanente de desenvolvimento sustentável e inclusão social na região.
Um dos exemplos é o Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do mundo e que, neste ano, recebeu um apoio inédito de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo. Além disso, estão em andamento no Pará projetos de sinalização turística, capacitação profissional gratuita e de modernização de atrativos, operados de forma conjunta com governos locais e instituições nacionais e internacionais.
SOBRE O FÓRUM
O Fórum Esfera Internacional é uma das principais plataformas de diálogo entre os setores público e privado no Brasil. O evento reúne lideranças nacionais para discutir temas estratégicos, como descarbonização, inovação, infraestrutura e economia verde.
Sediada em Belém, a edição de 2025 do encontro reforçou o protagonismo da Amazônia no debate global sobre sustentabilidade e marcou o início da contagem regressiva para a COP30, que colocará o Brasil no centro das discussões climáticas mundiais.
Por Cíntia Luna/Ministério do Turismo