Ministério do Turismo incentiva transformação de propriedades rurais em destinos turísticos

AGRICULTORES FAMILIARES E PRODUTORES DO CAMPO QUE ATUAM NO TURISMO RURAL PODEM SE FORMALIZAR JUNTO AO ÓRGÃO DO GOVERNO FEDERAL E MANTER BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS E FISCAIS, ALÉM DE TER ACESSO A CRÉDITO

Estimular a transformação de propriedades rurais em destinos turísticos, gerando renda extra a partir da oferta de atividades a visitantes. Esse foi um dos objetivos da presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, na 29ª Feira Agropecuária de Rio Maria (PA), iniciada há uma semana e que proporcionou várias atividades ao público até a noite desse sábado (04.10), como cursos de capacitação, entrega de títulos definitivos de terra e shows musicais.

O ministro Celso Sabino lembrou que uma nova regulamentação do Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) proporciona benefícios ao trabalhador do campo. A medida permite a formalização de agricultores familiares e produtores rurais que desenvolvem atividades turísticas sem perder benefícios previdenciários e fiscais, fortalecendo o turismo rural a partir do acesso a crédito e fomentando o desenvolvimento sustentável em todo o país.

Sabino celebrou a realização do evento em Rio Maria, apoiado pelo Ministério do Turismo, e ressaltou a contribuição da feira à criação de oportunidades. “Essa feira é uma chance de mostrar que o homem do campo, que tem na terra seu sustento, também pode fazer do turismo uma fonte adicional de renda, valorizando tradições locais, a cultura do Pará e da Amazônia. Isso movimenta a economia local e significa mais chances de inclusão social”, frisou o ministro.

O registro de agricultores familiares e produtores rurais que operam atividades turísticas no Cadastur passa a garantir acesso a programas de incentivo e crédito com juros reduzidos do governo federal, como o Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur). Operado a partir de recursos do Ministério do Turismo, o Fungetur proporciona a obtenção de capital de giro, a realização de obras e a aquisição de equipamentos por empreendedores turísticos privados.

Com a nova regulamentação do Cadastur, mais propriedades devem abrir as portas para receber viajantes, permitindo que trabalhadores rurais ligados ao turismo acrescentem ganhos às suas famílias. O turismo rural conecta o visitante às tradições e ao modo de vida no campo, dando ao turista a chance de experimentar a cultura local, degustar alimentos produzidos na propriedade, conhecer técnicas agrícolas e participar de vivências ligadas à natureza.

CADASTRO

O cadastro no sistema do Ministério do Turismo é gratuito, online e válido por dois anos, podendo ser renovado digitalmente. Para se registrar, basta seguir os seguintes passos:

– Acesse: cadastur.turismo.gov.br

– Clique em “Cadastrar” e escolha a categoria Turismo Rural / Agricultura Familiar

– Preencha os dados da propriedade e dos serviços oferecidos

– Envie a documentação solicitada e aguarde a análise (até 10 dias úteis)

AGENDA

Ainda na noite desse sábado, o ministro Celso Sabino acompanhou a cerimônia de comemoração dos 32 anos de emancipação política do município de Bannach (PA). A celebração foi marcada por atrações musicais, esportivas e culturais, atraindo visitantes de toda a região. Além dos shows, o evento teve na programação um rodeio profissional, a tradicional cavalgada e a Queima do Alho, entre outras atividades.

Da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo