Um ataque cibernético direcionado aos sistemas de check-in e embarque causou congestionamentos no tráfego aéreo e atrasos em alguns dos principais aeroportos da Europa, disseram autoridades no sábado (20).
O aeroporto de Bruxelas afirma que o ataque significa que apenas o check-in e o embarque manuais foram possíveis no local, e que o incidente estava tendo um “grande impacto” nos horários dos voos.
– Houve um ataque cibernético na sexta-feira à noite, 19 de setembro, contra o provedor de serviços de sistemas de check-in e embarque, afetando vários aeroportos europeus, incluindo o Aeroporto de Bruxelas – disse em um comunicado.
Autoridades do Aeroporto Brandemburgo, em Berlim, disseram que um provedor de serviços para sistemas de atendimento a passageiros foi atacado na noite de sexta-feira, levando os operadores do aeroporto a cortar as conexões com os sistemas.
O Aeroporto de Londres Heathrow, o mais movimentado da Europa, disse que “um problema técnico” afetou um provedor de serviços de sistemas de check-in e embarque.
– A Collins Aerospace, que fornece sistemas de check-in e embarque para diversas companhias aéreas em vários aeroportos ao redor do mundo, está enfrentando um problema técnico que pode causar atrasos para os passageiros que partem – disse Heathrow em um comunicado.
Os aeroportos aconselharam os viajantes a verificar o status do voo e pediram desculpas por qualquer inconveniente.
Fundada em 2018, a Collins é uma empresa americana de tecnologia de aviação e defesa e subsidiária da RTX Corp., antiga Raytheon Technologies.
O sistema da empresa não oferece check-in direto para os passageiros, mas fornece a tecnologia que permite que os passageiros façam o check-in, imprimam cartões de embarque e etiquetas de bagagem e despachem suas próprias bagagens, tudo isso em um quiosque.
Ninguém estava imediatamente disponível para comentar na base britânica de Collins, perto do segundo aeroporto mais movimentado de Londres, Gatwick.
O impacto foi sentido apenas em alguns aeroportos: os aeroportos de Roissy, Orly e Le Bourget, na área de Paris, não relataram interrupções.
Do Pleno.News