Vigia, na microrregião do Salgado, celebra o 328º Círio de Nazaré

“Com Maria, somos peregrinos da Esperança”. Com este tema, a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorre as ruas da histórica cidade de Vigia de Nazaré, no nordeste do Estado, a 100 quilômetros de Belém, na manhã deste domingo, 14.

Centenas de milhares de fiéis disputam um espaço na corda, num percurso de cerca de quatro quilômetros desde a Igreja de São Sebastião, no bairro do Arapiranga, até a Igreja Madre de Deus, no centro da cidade, ao som de bandas de músicas, de hinos à Nossa Senhora no ritmo de carimbo e, fogos, palmas e muitas orações.

A imagem da Mãe de Deus, como acontece todos os anos, foi levada da Igreja Madre de Deus até a Igreja de São Sebastião durante o traslado, ocorrido na noite de ontem, sábado, 13, onde ficou em vigília até a manhã de hoje, Dia do Círio, que começou com a santa missa presidida por Frei Nazareno.

FÉ E SACRIFÍCIO

O trajeto pelas ruas estreitas e históricas é longo. Sob Sol escaldante, romeiros seguram a corda em pagamento de promessas por graças alcançadas, pedidos de graças, testemunhos de milagres e muitos agradecimentos pela maravilhosa intercessão de Nossa Senhora junto a seu Filho Jesus Cristo que opera milagres na vida de cada fiel católico.

Durante a romaria, ocorrem muitas paradas para homenagens com fogos. As casas são ornamentadas com lençóis brancos, balões, flores e altares com as imagens de Nossa Senhora de Nazaré.

As tradicionais bandas, que mostram a cultura musical de Vigia de Nazaré, dão o toque à romaria que é antecedida por carros dos milagres, onde são colhidas as promessas dos devotos e romeiros que chegam de toda parte.

Logo mais, na chegada da Santa, será realizada a Solene Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano de Castanhal, Dom Carlos Verzellet.

A festividade se estenderá pelos próximos quinze dias com programações religiosas como novenas, missas, terços, além do arraial com apresentações culturais.

Da Agência Ronabar/Fotos: Nazaré Sarmento