Após a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus pela suposta “trama golpista”, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se manifestou. Em conversa com jornalistas, ele disse que o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, não está em “suas faculdades mentais normais”. Ele também falou em unir o Parlamento para votar a anistia.
Nesta quinta-feira (11), os ministros concluíram o julgamento e, por 4 votos a 1, condenaram Bolsonaro e outros réus pelos crimes de organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito:, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio. A pena do líder da direita brasileira foi fixada em 27 anos e 3 meses.
– Nós vamos agora, com todas as forças, unir sim o Parlamento, que é que é quem tem a competência para promover a pacificação desse país e fazer a anistia ampla, geral e restrita para todos, incluindo o Bolsonaro: anistia criminal, administrativa, eleitoral, toda ampla, geral e restrita. Porque o mínimo que nós exigimos é que Alexandre de Moraes dê de volta tudo aquilo que ele tomou de Bolsonaro, da direita – disse Flávio sobre a decisão.
O senador também disparou críticas diretas a Moraes.
– Alexandre de Moraes, no meu ponto de vista, não está mais nas suas faculdades mentais normais, [faz] uma perseguição completamente translocada, inconsequente, insana e sem fim – afirmou.
Do Pleno.News