Prefeitura realiza 2ª Avaliação Belém nas escolas municipais

Até esta quinta-feira, 28, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec), realiza a 2ª Avaliação Belém, voltada ao diagnóstico e ao monitoramento do processo de ensino-aprendizagem na rede municipal. A prova está sendo aplicada para mais de 35 mil estudantes do 2º ao 9º ano do ensino fundamental, distribuídos em 97 escolas da capital.

Com duração de duas horas, a avaliação contempla questões de Português e Matemática, abordando conteúdos ministrados em sala de aula ao longo do ano de 2025.

De acordo com a secretária executiva pedagógica da Semec, Beatriz Morrone, a avaliação tem como objetivo monitorar os avanços obtidos desde a primeira aplicação da prova, em março, identificar desafios persistentes, levantar novas demandas pedagógicas e gerar dados que subsidiem a gestão escolar e as práticas em sala de aula.

“Uma política pública educacional voltada para a aprendizagem com qualidade precisa estar respaldada em dados e evidências. Os resultados dessa avaliação, somados aos da aplicação de março, nos permitem criar ações e políticas alinhadas às reais necessidades das escolas e dos estudantes”, destacou Beatriz.

O professor Edney Alves, do 4º ano da Escola Municipal Augusto Meira Filho, no Benguí, já utiliza os resultados da primeira avaliação para embasar seu planejamento pedagógico. Ele acredita que os dados da segunda etapa do diagnóstico serão ainda mais úteis.

“Essa prova é importante para saber como está o aprendizado dos alunos. Dessa forma, conseguimos verificar o que precisa ser melhorado e quais conteúdos precisam ser trabalhados. Esse feedback, disponibilizado pelo Sipad, é uma ferramenta que ajuda muito a melhorar o aprendizado”, afirmou o professor. Siad é o Sistema Integrado Pedagógico e Administrativo da Semec, onde os dados da Avaliação Belém ficam disponíveis para acesso pelos gestores das escolas municipais de Belém.

Para os estudantes da escola Augusto Meira Filho, a prova não apresentou dificuldades, pois aborda conteúdos já trabalhados em sala de aula. “Eu já tinha estudado tudo que estava na prova com o professor, pelo menos a maioria das questões ficou fácil”, disse Rebeca Vieira, de 10 anos, aluna do 4º ano.

A gestora da escola, Eliene Albuquerque, ressaltou que os resultados das avaliações são utilizados pela equipe técnica para planejar atividades e estratégias de recomposição de aprendizagem. “A partir dos resultados, conseguimos identificar os alunos que precisam de acompanhamento maior e criar estratégias para que avancem. Nosso objetivo é que todos atinjam os níveis esperados para cada turma, evitando que algum estudante fique em déficit de aprendizagem”, explicou a diretora.

Os resultados da segunda avaliação estarão disponíveis a partir do dia 24 de setembro na plataforma Sipad.

Da Agência Belém