A Prefeitura de Belém entregou as primeiras 400 carteirinhas do programa Carteira Integrada da Pessoa com Deficiência (IDPcD) na manhã desta terça-feira, 26. A iniciativa assegura direitos e garante mais acessibilidade e inclusão para as pessoas com deficiência (PcD) ou com mobilidade reduzida, além de viabilizar a criação de políticas públicas voltadas para este público.
“O programa é muito importante porque a Prefeitura de Belém está garantido não só direitos, mas também visibilidade para as políticas PCD e, sobretudo, garantindo que os princípios da inclusão e acessibilidade deixem de ser apenas discurso para se tornar uma prática”, destacou o prefeito Igor Normando.
Atualmente, o programa recebe cadastro de usuários por meio do site inclusao.belem.pa.gov.br. Até o momento, já foram submetidas 1.668 solicitações de cadastro por usuários, que poderão usufruir de benefícios oferecidos pelas 23 empresas e instituições parcerias já cadastradas. A tendência é que a quantidade de ambas categorias aumentem diante da visibilidade do programa e dos benefícios ofertados.
A geração e armazenamento de dados é resultado também do trabalho desenvolvido pelas equipes do Belém Digital – Companhia de Transformação Digital do Município de Belém. Um dos envolvidos nesse processo de criação está o estagiário Rafael Egry, que trabalho em testes e contribuiu na implementação de uma ferramenta acessível na plataforma.
“A inclusão digital é importante no dia a dia da pessoa com deficiência. Hoje eu estou feliz não só por ter recebido a carteira, mas também por estar presente no desenvolvimento desse projeto, testando a plataforma e implementando uma ferramenta”, diz, orgulhoso e com um sorriso no rosto.
O processo de cadastramento na plataforma foi outro ponto alto dos usuários, como destaca Diego Borges, ao mencionar a desburocratização e a praticidade envolvidas até o momento em que recebeu sua carteirinha: em tempo recorde.
“Pra mim esse é um dos pontos que eu destaco muito: o sistema e a organização por trás dessa iniciativa. Outros tipos de carteirinha demoram de seis a oito meses para estar em nossa mãos, mas eu me cadastrei na plataforma do IDPcD há dois meses e hoje já estou aqui recebendo. Parabéns ao sistema e à organização que vão fazer toda a diferença”, elogia Diego Borges.
PARCERIAS QUE TRAZEM BENEFÍCIOS
Para o servidor da Semiac, Felype Leal, a novidade é muito bem vinda, especialmente pelos benefícios ofertados, a exemplo dos descontos em lojas, a prioridade nos atendimento, a gratuidade no cinema, entre outros.
“A carteira é um direito e um documento que você pode mostrar para se identificar. Se você for PCD, garanta logo sua carteira porque ela é importante”, orienta Felype Leal.
Empresas e instituições que queiram se tornar parceiras do programa têm como benefícios:
- “Certificação de Empresa Parceira da Inclusão”;
- Divulgação nos canais oficiais da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão, Acessibilidade e Cidadania (Semiac);
- Cota de participação em eventos e feiras promovidos pela pasta, desde que proporcional aos benefícios concedidos;
- Valorização da marca perante a sociedade e fortalecimento da responsabilidade social;
- além de qualificação profissional no tema para os colaboradores da instituição parceira.
Pessoa física, empresas ou instituições devem se cadastrar para receber a IDPcD e ter acesso aos respectivos benefícios. Acesse o site: inclusao.belem.pa.gov.br. Neste endereço, é possível obter todas as informações necessárias para tornar Belém uma capital cada vez mais acessível e inclusiva.
Da Agência Belém