Berlinda do Círio passa por maior restauro em mais de uma década

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) convoca a imprensa para a cobertura do restauro da Berlinda do Círio, que este ano recebe a mais completa intervenção dos últimos 10 anos em toda a sua estrutura. Utilizada nas duas principais procissões da festividade – a Trasladação e o Círio de Nazaré – a Berlinda é tombada como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial e símbolo de fé para milhões de devotos.

O processo de restauro contempla a estrutura arquitetônica, elétrica e de iluminação, além de ajustes no sistema de freios e outras melhorias. A empresa responsável pelo restauro arquitetônico é a Link Engenharia, especialista em obras de preservação e que também conduz o restauro e conservação da Basílica Santuário. Outros parceiros cuidam dos demais ajustes.

HISTÓRIA

A Berlinda passou a fazer parte do Círio em 1855, substituindo o “palanquim”, uma espécie de carruagem puxada por cavalos ou bois. Em 1880, o Bispo Dom Macedo Costa mandou construir uma nova Berlinda para levar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré sozinha. Já em 1926, o carro foi transformado em andor, formato que se manteve até o Círio de 1930.

A atual Berlinda – a quinta da história – foi confeccionada em 1964 pelo escultor João Pinto, em estilo barroco, esculpida em cedro vermelho. Desde então, conduz a imagem original da Virgem de Nazaré, ornamentada com flores naturais, sobre um carro com pneus, puxado pela corda conduzida pelos fiéis.

“A Berlinda é muito mais que um carro que transporta a imagem de Nossa Senhora. Ela é um símbolo de fé, tradição e história para o povo paraense. Este restauro é um cuidado necessário. É também uma forma de preservar nosso patrimônio cultural e espiritual para as próximas gerações”, conta Antônio Sousa, coordenador do Círio 2025.

O CÍRIO 2025

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Até o momento, a Festa de Nazaré tem como patrocinadores master Banpará, Instituto Cultural Vale e Hydro. Como patrocinadores Alubar, CN Produções, Belágua, Belém Bioenergia Brasil, Cresol, Energéticos Bally, Econômico Comércio de Alimentos, FIEPA, Equatorial Energia, GAV Resorts, Gráfica Miriti, Guamá Resíduos, ITA Center Park, Magazine Luiza, Pag Bank, Sebrae, Rodrigues Colchões, Sudam e Tramontina. Como apoiadores master Afya Educacional, Alucar, Artemyn, Bagliolli Dammski Bulhões e Costa Advogados, Natura e Jefferson. E mais 105 apoiadores.

Texto e fotos: Rosana Pinto – ASCOM DFN