A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), promoveu, no último sábado (23), uma ação itinerante de atendimento no distrito de Mosqueiro, em Belém (PA), com foco no cadastro e na atualização de dados para o “Programa Minha Casa, Minha Vida” (MCMV) Viver Belém. A iniciativa garante que os moradores da ilha tenham a oportunidade de participar do processo de seleção para moradias populares.
Mais de mil moradores foram atendidos durante a ação. Técnicos da Sehab também orientaram sobre a importância de manter o cadastro atualizado, tanto do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”, quanto do Cadastro Único (CadÚnico) – ferramenta que centraliza os dados das famílias de baixa renda.
A atualização correta e periódica dessas informações é requisito obrigatório para que os inscritos estejam aptos a participar dos processos de seleção do programa habitacional. Equipes da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) também estiveram presentes para atualização do CadÚnico e demais informações acerca desse serviço.
Manicure e mãe solo de duas crianças, Cristiane Vasconcelos foi uma das moradoras que compareceu ao ponto de atendimento para garantir sua inscrição. “A minha rede de apoio, que são meus pais, moram aqui em Mosqueiro. Eu nasci e me criei aqui. Poder ter minha casa própria é a realização de um sonho, aproveitei a oportunidade e vim me inscrever”, afirmou.
O secretário executivo de Habitação , Lucas Lazera, destacou que ações como essa descentralizam o atendimento e aproximam o poder público da população. “Nosso objetivo é facilitar o acesso das famílias ao programa, especialmente aquelas que vivem em áreas mais afastadas do centro de Belém. Mosqueiro tem uma grande demanda habitacional e queremos garantir que todos tenham a chance de participar”, disse.
A ação integra uma série de atendimentos que vêm sendo realizados em diferentes bairros e distritos de Belém, como parte do processo de implementação do “Minha Casa, Minha Vida – Viver Belém”, programa que visa reduzir o déficit habitacional na capital paraense, com foco em famílias de baixa renda. “Nossa prioridade é que a cada dia que passe mais famílias realizem o sonho da casa própria”, afirmou o secretário municipal de Habitação, Hamilton Pinheiro Júnior.
Fique atento! Para participar do programa, é indispensável:
- Estar com o cadastro atualizado no CadÚnico;
- Manter os dados atualizados no sistema da Sehab (Prefeitura de Belém);
- Atender aos critérios definidos pelo Governo Federal para o programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Outras ações de cadastro e atualização serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Belém.
Da Agência Belém