Tapete azul e homenagem a Rodrigo Santoro marcam abertura histórica do 53º Festival de Cinema de Gramado

 

Depois de uma noite histórica de abertura, que homenageou Rodrigo Santoro e exibiu o premiado ‘O Último Azul’, o 53º Festival de Cinema de Gramado seguiu no sábado, 16 de agosto, com uma programação que incluiu debates, a abertura da 9ª edição do Conexões Gramado Film Market, a primeira sessão da Mostra Competitiva de Longas Brasileiros com o filme ‘’ e o lançamento da série ‘Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente’.

Na noite da sexta-feira, Gramado fez história e pela primeira vez teve um tapete que não fosse vermelho. Como homenagem ao longa de abertura, estava completamente azul. Antes da exibição do longa, Rodrigo Santoro recebeu o Kikito de Cristal, entregue a grandes nomes do cinema brasileiro e internacional, reconhecendo trajetórias que deixam marcas profundas na sétima arte. “Esse Kikito celebra não apenas o meu trabalho, mas também o de todos que caminharam ao meu lado nessa jornada. São muitas emoções, um filme passa na minha cabeça, e eu não tenho vergonha de me emocionar”, disse o ator. Olhando para sua trajetória, rememorada na tela do Palácio dos Festivais, ele ainda afirmou: “Fronteiras são mais concretas na geografia. Nunca separei minha carreira no Brasil e a minha carreira internacional. Sempre foi uma jornada só, mas meu coração é absolutamente brasileiro”.

A programação do sábado, 16, começou às 10h, na Sociedade Recreio Gramadense, com o debate sobre o filme de abertura ‘O Último Azul’, de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano. Paralelamente, a partir das 10h30, também na Recreio Gramadense, acontece a abertura da 9ª edição do Conexões Gramado Film Market, segmento mercadológico do festival que reúne profissionais, produtores, instituições e players do audiovisual para debater tendências, promover negócios e fortalecer o ecossistema do setor. A cerimônia de abertura contará com a presença de Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, seguida do painel “Audiovisual promovendo o turismo e o soft power brasileiro”, com Marcelo Freixo (presidente da Embratur), Rosa Helena Volk (presidente da Gramadotur) e Gisela Perez Fonseca (coordenadora institucional do Festival Internacional de Cinema de Cartagena).

Ao meio-dia, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, começa a VIII Mostra de Filmes Universitários, dedicada a produções de até 20 minutos realizadas por estudantes de instituições de ensino superior.

Das 12h30 às 14h, na Cristais de Gramado, o ator Rodrigo Santoro conversou com jornalistas na coletiva de imprensa, comentando a homenagem recebida na noite anterior e seu trabalho no longa ‘O Último Azul’.

Às 13h, o Palácio dos Festivais recebeu a primeira sessão da Mostra de Curtas Gaúchos – Prêmio Assembleia Legislativa, vitrine para a produção audiovisual do Rio Grande do Sul. O programa de hoje apresenta os curtas ‘A Sinaleira Amarela’, de Guilherme Carravetta De Carli; ‘O Correspondente’, de Thali Bartikoski e Bruno Barcelos; ‘Enfim S.O.S’, de Zaracla; ‘O Pintor’, de Victor Castilhos; ‘Quando Começa a Chover o Coração Bate Mais Forte’, de Mirian Fichtner; ‘Fuá – O Sonho’, de Viviane Jag Fej Farias e Amallia Brandolff; ‘Estudos sobre a Vida em Rede’, de Tuane Eggers; ‘Gambá’, de Maciel Fischer; e ‘Safira – O Mar e a Vida’, de Luiz Fonseca. O debate sobre as sessões 1 e 2 acontece às 16h30, na Sociedade Recreio Gramadense.

A partir das 17h, o tapete vermelho recebeu o público para mais uma noite no Palácio dos Festivais. Às 18h, a Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros apresentou sua primeira sessão com o filme ‘Nó’, de Laís Melo. Rodado em Curitiba (PR), o longa acompanha Glória, mulher que atravessa um divórcio conturbado, enfrenta dificuldades financeiras e precisa concorrer a uma vaga de supervisora na fábrica onde trabalha, ao mesmo tempo em que luta pela guarda das três filhas. A obra integra a seleção de seis longas inéditos no Brasil que disputam o Kikito nesta edição.

Representando o filme, passaram pelo tapete: Laís Melo, diretora e roteirista; Saravy, atriz; Fernanda Silva, atriz; Sali Cimi, atriz; Clarice Carvalho, atriz; Antonia Saravy, atriz; Antônio Gonçalves Jr, produtor; Lorayne Mendes, produtora; e equipe.

Encerrando a programação no Palácio dos Festivais, a equipe e o elenco da série ‘Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente’, de Marcelo Gomes e Carol Minêm, passam pelo tapete vermelho às 19h. A produção será representada por Johnny Massaro, ator; Bruna Linzmeyer, atriz; Ícaro Silva, ator; Marcelo Gomes, diretor; Ernesto Soto, produtor associado; Caroline Minêm, diretora; Thiago Pimentel, produtor; Patricia Corso, roteirista; Igor Fernandez, ator; Lisiane Cunha, produtora; e equipe. Antes da entrada no Palácio dos Festivais, Bruna Linzmeyer e Ícaro Silva eternizarão suas maõs na Calçada da Fama de Gramado.

Às 20h, aconteceu a sessão hors-concours de lançamento da série. Estrelada por Johnny Massaro, Ícaro Silva, Bruna Linzmeyer, Eli Ferreira, Igor Fernandez, Hermila Guedes, Julio Machado, Andréi Horta e Carla Ribas, a produção retrata a epidemia da AIDS no Brasil dos anos 1980, acompanhando um grupo de comissários de bordo que arrisca a própria segurança para contrabandear o medicamento AZT do exterior, formando uma rede de solidariedade diante da negligência governamental. Com estreia prevista para 31 de agosto no canal por assinatura e na plataforma HBO Max, a série já foi premiada em festivais internacionais e recebeu reconhecimento por sua relevância na representação de narrativas LGBTQIAPN+.

O 53º Festival de Cinema de Gramado é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Petrobras. Lei de Incentivo à Cultura. Apresentação: Petrobras. Patrocinador Máster: Gav Resorts. Patrocínio: Stella Artois Pure Gold e Banrisul Seguros. Apoio: Hasam Group, O2 Pós, Globo Filmes, Naymovie, RBT Internet, Brutal Fruit, Vinícola Miolo, Campari, Autogeradora, KIA Brasil, Cinema Paradiso e Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul. Hospedagem Oficial: Laghetto Hotéis, Resorts & Experiências. Transmissão Oficial: Canal Brasil. Parceiro sustentável: Tereos Açúcar e Energia Brasil. Midia Partner: SBT. Transporte Aéreo Executivo: Helisul. Apoio Institucional: Fundacine RS, APTC RS, SIAV RS, ACCIRS, Assembléia Legislativa, TVE RS, Museu do Festival de Cinema de Gramado, Embratur e Embaixada da França no Brasil. Agente Cultural: AM Produções. Promoção: Prefeitura de Gramado. Financiamento: IECINE, Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil, União e Reconstrução.

Por Caroline Névoa/Fotos: Divulgação