Sem açaí e com pouca carne vermelha. Eis algumas das regras que fazem parte das exigências para a seleção dos restaurantes que vão servir refeições durante a COP 30 (30ª Conferência Mundial sobre a Mudança do Clima), em Belém, em novembro deste ano. As informações são do portal Oliberal.com.
O documento com as orientações foi divulgado, esta semana, pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). A entidade, que firmou acordo com o governo federal, é responsável pelas contratações para o evento.
Segundo a OEI, as restrições seguem “diretrizes técnicas rigorosas” e visam “assegurar a saúde” dos participantes. A redução do consumo de carne vermelha, por exemplo, está prevista no manual de realização da conferência elaborado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC).
Um ponto curioso é que, ao mesmo tempo, há recomendação para que operadores de restaurantes e quiosques deem prioridade a alimentos regionais. Pelo menos 30% dos ingredientes usados nos cardápios devem ser locais ou sazonais.
Foto: Reprodução