Com o objetivo de preparar cada vez mais mulheres para o desenvolvimento do empreendedorismo, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semu), iniciou nessa terça-feira (12), a 4ª edição do “Programa Belém Por Elas Itinerante de Capacitação” no bairro da Cabanagem.
O curso, realizado em parceria com o Sebrae leva conhecimentos sobre empreendedorismo para mulheres empreendedoras em situação de vulnerabilidade social, em diferentes bairros da cidade. Neste 4ª modulo, as atividades ocorrem no mês de agosto, nos bairros da Cabanagem, Pedreira e Curió-Utinga. Cada turma tem 12 horas de aula.
A titular da Semu, Silvane Ferraz, explica que o projeto se tornou itinerante em junho, por conta da dificuldade de muitas mulheres para se deslocarem até o Sebrae, onde o primeiro módulo do projeto foi realizado. “Muitas não tinham dinheiro para a passagem, ou com quem deixar os filhos. Então resolvemos que, ao invés delas irem até nós, nós íamos até elas”, explicou.
Com isso, o segundo módulo, realizado nos bairros do Guamá, Terra Firme e Icoaraci, e o terceiro nos bairros do Tenoné e Jurunas, foram itinerantes.
Cada turma tem, aproximadamente, 40 mulheres já são empreendedoras nos mais variados ramos: artesanato, gastronomia, estética feminina, roupas, bolsas, entre outros.
Entre as empreendedoras participantes do “Belém por Elas Itinerante” no bairro da Cabanagem, está Aline Sarmento, de 34 anos. Há seis anos, ela atende clientes em uma sala montada em própria casa, com serviços como manicure, limpeza de pele, extensão de cílios e design de sobrancelhas. Aline se interessou pelo curso, principalmente, para aprender a divulgar melhor o trabalho nas redes sociais. “Porque não sei utilizar muito bem as redes sociais para divulgar meu trabalho e sei que preciso delas para ganhar mais clientes”, conta.
As aulas são ministradas pelo consultor e instrutor do Sebrae, Lauro Costa. De acordo com o instrutor, um dos principais temas debatidos no curso é como desenvolver corretamente o marketing pessoal. “No marketing pessoal o produto é você. É preciso saber falar bem das suas capacitações, saber se posicionar no mercado de trabalho nas mais variadas situações, como em uma entrevista de emprego e nas redes socais”, orienta.
Já são 255 empreendedoras alcançadas pelo projeto. Para a titular da Semu, “levar a capacitação para dentro de cada bairro é dar a essas mulheres a oportunidade de crescimento pessoal e profissional”.
Ao longo dos próximos meses, o “Programa Belém Por Elas Itinerante de Capacitação” estará presente em outros bairros de Belém para levar conhecimento a mais empreendedoras e promover um dos principais objetivos da Semu que é o de proporcionar a autonomia financeira feminina.
Da Agência Belém