O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou na segunda-feira (11) que seu homólogo russo, Vladimir Putin, definitivamente “não está se preparando para um cessar-fogo ou o fim da guerra” e que Moscou está armando novas ofensivas militares.
– Putin está determinado apenas a apresentar um encontro com os Estados Unidos como sua vitória pessoal e, em seguida, continuar agindo exatamente como antes, aplicando a mesma pressão sobre a Ucrânia – escreveu Zelensky na rede social X.
Segundo o líder ucraniano, não há qualquer indicação de que os russos tenham recebido sinais para se prepararem para uma situação pós-guerra.
– Pelo contrário, eles estão redistribuindo suas tropas e forças de maneiras que sugerem preparativos para novas operações ofensivas – acrescentou.
Zelensky ainda disse que continuará mantendo seus parceiros informados sobre a situação real no campo de batalha, na diplomacia e no planejamento de ações futuras da Rússia.
Do Pleno.News