Ex-secretário dos EUA diz que Globo inflou dados da Covid

O ex-funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Mike Benz, afirmou na quarta-feira (6), na Câmara dos Deputados, que o Grupo Globo teria manipulado e aumentado os números de casos e mortes por Covid-19 para prejudicar a imagem do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Em audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Benz citou uma estratégia para controlar a narrativa na imprensa durante a pandemia. Segundo ele, isso teria servido para enfraquecer politicamente o governo.

O ex-secretário citou a remoção de conteúdos que questionavam vacinas ou que atribuíssem crédito ao governo Bolsonaro na gestão da crise sanitária.

– Eles se orgulharam de censurar qualquer mensagem que desse crédito ao governo Bolsonaro pela Covid-19 – declarou Benz, que também falou sobre supostos pagamentos a jornalistas para criticar o ex-presidente.

O deputado Felipe Barros (PL-PR), que conduziu a audiência, classificou o caso como parte de um “complexo industrial da censura”. Para ele, a intenção seria silenciar apenas um lado do debate político no país.

Benz ainda disse que houve intervenção de instituições dos Estados Unidos em processos políticos e nas eleições presidenciais brasileiras, apontando influência direta na moderação de conteúdos e na atuação de agências de checagem.

Do Pleno.News