Mais de 20 mil pessoas ocuparam as ruas da Pedreira para viver uma tarde de cultura, lazer e pertencimento no evento que já se consagrou como um verdadeiro sucesso entre os belenenses. Foi assim a estreia da Domingueira, realizada no domingo (3), na avenida Pedro Miranda, que se transformou em palco, feira, quintal e ponto de encontro de gerações. Veja mais fotos do evento na nosso banco de imagens.
“Eu gostei muito porque dia de domingo é um dia que estamos de folga, é um dia que geralmente estamos em casa. E quem não tem tempo durante a semana pra sair e levar o seu pet pra sair aproveita o domingo. Achei uma excelente iniciativa, trouxe o Leon pra completar a vacina dele. Então, isso facilitou muito pra gente essa ação aqui“, contou a dona de casa Jaqueline Cardoso, 49 anos, moradora da Pedreira, que aproveitou os serviços da Estação Zoo, da Domingueira, que teve início às 15h e seguiu até às 21h.
UM DOMINGO QUE É DE TODOS
O prefeito Igor Normando, acompanhado da primeira-dama Fabíola Normando, acompanhou de perto o evento e falou sobre a importância da iniciativa, que será realizada todo primeiro domingo do mês, de forma itinerante.
“A Domingueira é um evento que a Prefeitura de Belém está organizando com vários parceiros. São mais de 13 estações com ações voltadas pra toda família, desde a primeira infância até a melhor idade. A gente tem desde brincadeiras, pintura, pula-pula, atração cultural e mais uma atração importante, que é o patinete elétrico. Belém é a primeira capital do Norte a aderir aos patinetes e estamos muito felizes de proporcionar mais esse transporte. Queremos incentivar novas formas de mobilidade e de ocupação dos espaços públicos com segurança e qualidade”, disse o prefeito.
PALCO 360, MUITA MÚSICA E ALEGRIA
A avenida Pedro Miranda ficou completamente tomada já na primeira hora do evento. O palco 360º garantiu visibilidade de todos os lados e foi cenário para apresentações do artistas Hugo Santos, Fruto Sensual, I Love Pagode, Mariza Black e DJ Assayag.
A cantora Valéria Paiva, vocalista da banda Fruto Sensual, elogiou a proposta do evento durante a apresentação,: “é uma alegria celebrar a música paraense nas ruas de Belém“.
O samba, o pagode e o brega embalaram o público em uma tarde ensolarada, com momentos de chuva fina que em nada diminuíram a animação de quem estava presente. Pelo contrário cada gota parecia reforçar a alegria que tomou conta do local.
ESTAÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS E IDADES
Com 15 estações temáticas distribuídas ao longo do espaço, o público pôde aproveitar desde atividades infantis e atendimentos de saúde até oficinas sustentáveis e gastronomia regional. Famílias inteiras puderam encontrar serviços gratuitos e viveram um domingo diferente, marcado pela leveza, pela troca e pelo cuidado.
A costureira Carmen Souza, 67 anos, moradora do Reduto, celebrou o clima de união. “A Domingueira foi uma boa pedida pra todos. É um dia que a gente pode vir com amigos e família aproveitar. Hoje em dia as pessoas estão muito conectadas na tela do celular e ter um momento desse fortalece nossa família e amigos”, contou.
“Ter essa diversão pra todos nós aqui do bairro da Pedreira é algo que a gente precisava. Olha como tá movimentado aqui! E essa parte do redário achei muito boa. Eu tô aqui me divertindo e as crianças estão lá na rede. Tá aprovado”, comentou a dona de casa Natalina dos Santos, 54 anos.
MOBILIDADE GRATUITA, GELADÃO E PATINETE
Para facilitar o acesso, a Prefeitura disponibilizou ônibus gratuito para o transporte dos participantes. Uma atração que também chamou atenção foi a presença dos patinetes elétricos compartilhados, marcando o início de uma nova fase da mobilidade urbana em Belém.
“É essencial para o bairro e para Belém se juntarem pra esse evento de rua. Belém é uma cidade que tem essa tradição muito grande, mas que estava esquecida. Ver idosos, crianças, adolescentes e adultos todos no mesmo espaço que pulsa cultura e educação é único. Eu tô muito feliz com isso”, completou o ator, diretor e produtor cultural, Tiago de Pinho.
A titular da Secretaria de Bem-Estar Social (Sepes), Bruna Lorrane, reforçou que a Domingueira vai além do lazer.
“Mais que uma política de bem-estar, esse momento também marca uma ação sustentável para a cidade. É um projeto que envolve todas as secretarias para garantir um espaço de lazer e cidadania. Belém tem essa vocação para eventos de rua, e a Domingueira já nasce fortalecida pela adesão e alegria do nosso povo”.
Da Agência Belém