Filho de brasileiros, ex-deputado se entrega à Justiça dos EUA

O controverso ex-deputado republicano de Nova Iorque George Santos, filho de brasileiros, se entregou na sexta-feira (25) às autoridades dos Estados Unidos para começar a cumprir sua condenação de sete anos e três meses de prisão, após ter se declarado culpado no ano passado por fraude eletrônica e roubo de identidade agravado.

Santos, que foi o centro de uma tempestade por mentir sobre sua vida pessoal e profissional, foi condenado em abril e como parte do acordo de culpabilidade com a Promotoria, deverá pagar 373.749,97 dólares (R$ 2,07 bilhões) para reembolsar as vítimas de suas ações.

O ex-congressista, de 37 anos e eleito em 2022, tinha que se apresentar antes das 14h (hora local) desta sexta para começar a cumprir sua sentença, conforme ordenado pelo tribunal federal para o Distrito Leste de Nova Iorque.

O Escritório Federal de Prisões confirmou que o republicano estava detido na correccional federal Fairton, em Nova Jersey, onde não fez comentários ao chegar.

Em uma entrevista nesta quinta-feira (24), George Santos disse que cumprirá sua pena em um acampamento de segurança mínima, o que considera uma “grande melhoria” em comparação com a prisão de segurança média que lhe foi originalmente designada.

O ex-deputado, que construiu uma ampla rede de mentiras, afirmava ter trabalhado em instituições como Citi Group e Goldman Sachs. Também dizia ser descendente de uma família judia que conseguiu escapar do extermínio nazista — fatos que se revelaram falsos.

Expulso do Congresso em dezembro de 2023, organizou uma festa de despedida para si mesmo ontem na rede social X, onde também agradeceu a quem o apoiou.

Do Pleno.News com agência EFE