A Prefeitura de Belém lançou na noite da quinta-feira (24), no Palácio Antônio Lemos, o programa “Praça Viva”– uma iniciativa inovadora voltada à revitalização de praças e áreas verdes da capital paraense.
“O Praça Viva é mais do que um programa de revitalização urbana. Ele simboliza uma nova forma de governar, baseada na colaboração entre a prefeitura, a iniciativa privada e a comunidade. Estamos construindo uma Belém mais limpa, segura e acolhedora para todos”, disse o prefeito Igor Normando.
O evento reuniu empresários, representantes da sociedade civil organizada e órgãos públicos e privados, que conheceram os objetivos e diretrizes da nova política de cuidado com os espaços públicos urbanos. Uma das primeiras ações do programa já está em andamento: a revitalização da Praça da Bandeira, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Belém e o Comando Militar do Norte.
Sustentabilidade urbana
Instituído pela Lei Municipal nº 10.149/2025 e regulamentado pelo Decreto nº 113.644/2025 – PMB, o “Praça Viva” tem como principal objetivo estabelecer parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para a conservação, manutenção e revitalização de praças e áreas verdes de Belém.
O secretário da SEDP, Fábio Rodrigues, enfatizou o caráter estratégico do programa que permite a adoção de praças e áreas verdes de Belém pela privada ou até entes públicos de outra esfera, promovendo parcerias sustentáveis com benefícios mútuos.
“A pessoa que resolve adotar tem uma série de ganhos: desde sua política de ESG (política de governança social e ambiental) até a possibilidade de empreender e explorar parte da área, sempre respeitando o uso público”, frisou o secretário.
A coordenação do programa está sob responsabilidade da Secretaria Executiva de Desoneração e Parcerias, liderada pelo secretário Fábio Rodrigues.
Durante a cerimônia, o prefeito Igor Normando reforçou o compromisso da gestão municipal com a sustentabilidade urbana e o bem-estar da população e destacou a adesão de importantes parceiros, como o Comando Militar do Norte, responsável pela adoção da Praça da Bandeira, um dos primeiros espaços contemplados pela iniciativa.
Parceria por Belém
Entre os principais benefícios oferecidos pelo programa estão a valorização e revitalização de espaços públicos, o estímulo à responsabilidade social da iniciativa privada, a redução de custos com manutenção para o município, a melhoria da qualidade de vida da população, a instalação de mobiliário urbano, pontos de hidratação, lixeiras e áreas de lazer, além da realização de eventos culturais e ações comunitárias.
“Estamos escrevendo uma nova página na história de Belém, onde todos – poder público, empresas e cidadãos – são protagonistas da transformação da nossa cidade”, disse o prefeito Igor Normando.
Como participar do programa
Empresas, ONGs e até mesmo cidadãos podem aderir ao programa. Basta acessar o site oficial da Prefeitura de Belém (parcerias.belem.pa.gov.br) e realizar a manifestação de interesse, informando as melhorias paisagísticas pretendidas. A adesão tem validade de até 10 anos, com possibilidade de prorrogação.
O lançamento do site é uma forma de criar um canal de prospecção, permitindo agora uma escala maior de atendimento às demandas”, completou o secretário.
Além da contribuição para a cidade, os participantes poderão instalar placas com sua marca nos locais escolhidos, promovendo retorno institucional e reforçando seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental.
Compromisso com o futuro de Belém
Com o lançamento do “Praça Viva”, a Prefeitura de Belém dá um passo estratégico rumo a um modelo de gestão urbana mais colaborativo, eficiente e sustentável. A expectativa é de que, nos próximos meses, mais praças sejam adotadas, transformando a paisagem urbana e fortalecendo o sentimento de pertencimento dos belenenses.
Da Agência Belém