STF começa a julgar decisão de Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar, nesta sexta-feira (18), a decisão do ministro Alexandre de Moraes que impôs medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O julgamento ocorre na página eletrônica do Supremo Tribunal Federal. A deliberação começou ao meio-dia desta sexta-feira (18) e termina na segunda-feira (21).

Na decisão, Moraes — que é relator do caso — pediu a Zanin a convocação do plenário virtual da Primeira Turma para que as determinações sejam analisadas pelos demais ministros do colegiado.

Com isso, o ministro Cristiano Zanin, que é presidente da Turma, convocou uma sessão extraordinária.

Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica

Bolsonaro foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta, que cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços do ex-presidente em Brasília.

Moraes, relator do processo, também determinou medidas cautelares.

Ele terá que usar tornozeleira eletrônica e está proibido de sair durante a noite. O investigado também não pode usar redes sociais, se aproximar de embaixadas e conversar com outros réus e investigados pela Corte.

Na decisão, Moraes afirma que o ex-presidente confessou de forma “consciente e voluntária” uma tentativa de extorsão contra a Justiça brasileira e que agiu com o filho Eduardo para “interferir no curso de processos judiciais”.

Bolsonaro, em entrevista, classificou a investigação como política e negou que estivesse planejando deixar o país. O ex-presidente disse ainda que as medidas contra ele são uma “suprema humilhação”.

Do G1