Raízes do Sol é campeã do concurso intermunicipal de quadrilhas

A quadrilha junina Raízes do Sol, do município de Castanhal, é a grande campeã do concurso intermunicipal promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult). A quadrilha Santa Luzia, de Belém, em segundo lugar na disputa e, em terceiro, ficou a Explosão Jovem, de Tracuateua. O concurso recebeu 71 inscrições, das quais 53 se apresentaram e 18 grupos foram desclassificados.

O concurso foi uma das principais atrações da programação oficial do Arraial de Belém, que promoveu festejos da cultura popular na capital da capital paraense e nos distritos de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Cotijuba. As quadrilhas campeãs receberam troféus e a premiação recorde, em dinheiro.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Cilene Sabino, fez uma avaliação positiva do Arraial de Belém, realizado no período de 26 a 29 de junho e 04 a 06 de julho, na praça Waldemar Henrique. “Eu quero parabenizar e agradecer todos os envolvidos na organização desse grandioso evento, em especial ao prefeito Igor Normando, que não poupou esforços para realizarmos o retorno do concurso intermunicipal de quadrilhas juninas, em 2025, com participação de grupos de todos os municípios polos do Pará”, disse a secretária, na tarde da segunda-feira (7), na abertura da apuração das notas do concurso.

O superintende da Semcult, Aiuá Reis Queiroz, que coordenou a programação geral do Arraial de Belém, disse que o sentimento é de dever cumprido, considerando a diversidade da programação que priorizou e incluiu todos os segmentos da cultura popular de Belém e região das ilhas. Foram mais de três mil artistas, fazedores e fazedoras de cultura, músicos, corpo de bailes que entregaram apresentações que encantaram o público.

“As quadrilhas, em especial, entregaram verdadeiros espetáculos, com enredos baseados em história, arte e cultura do universo junino – ideais para se assistir com a família e vibrar com as apresentações”, analisou o superintendente.

Para finalizar o Arraial de Belém 2025, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, vai realizar uma confraternização com representantes das quadrilhas participantes na sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos, em Belém.

O Arraial de Belém iniciou com espetáculos dos Pássaros e Cordões de Bicho realizados no teatro da Estação Gasômetro e Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, em Icoaraci. Na praça Waldemar Henrique, centro de Belém, foram realizados espetáculos de Bois-Bumbás, Toadas, Carimbó, Grupos Parafolclóricos e shows artísticos.

Apuração avançou pela madrugada e agitou internautas em todo Pará

A apuração do concurso intermunicipal de quadrilhas juninas de 2025, avançou pela madrugada desta terça-feira (8). Já passava da meia-noite, quando foram anunciadas as juninas campeãs do maior concurso realizado na Região Metropolitana de Belém. A coordenadora do evento, Marlene Trindade, do Departamento de Ação Cultural (Deac/Semcult), era só gratidão. “Entregamos um dos melhores juninos de Belém”, disse a servidora, que fez a entrega da faixa da Miss da Terceira Idade, Telma Figueredo.

A contagem das notas dos jurados iniciou pelas misses da terceira idade. Sendo vencedoras: Telma Figueredo, primeiro lugar; Suzana Cabeça, segundo lugar, e Nilce Amaral, em terceiro. Em seguida, foram conhecidas as misses caipiras: Carla Beatriz Pinheiro, da quadrilha Roceiros do Bisturi – do município de Salinópolis, foi a campeã; a Miss Simpatia eleita foi Rosilene Lobato, da quadrilha Revelação Junina, do município de Abaetetuba; a Miss Negritude eleita foi Ana Caroline Cardoso, da junina Raízes do Sol, de Castanhal. A Miss Diversidade será conhecida, nesta terça-feira, em apuração on-line.

A última e mais esperada apuração começou por volta das 23h e só se encerrou nas primeiras horas da madrugada desta terça-feira. Muitos representantes de quadrilhas estiveram no palco piano, da praça Waldemar Henrique para acompanhar a contagem das notas. Os diretores da quadrilha Revelação Junina, de Abaetetuba, foram os primeiros a chegar. “Estamos muto confiantes, mas sabemos que não será fácil por tudo que todas as quadrilhas apresentaram e nós só temos a agradecer pela beleza que foi esse arraial, tudo lindo demais”, disse Joelma Wanzeler.

Quem não pôde acompanhar presencialmente, torceu e contou as notas pelas redes sociais. O evento foi transmitido ao vivo pelo portal RDTV e movimentou os internautas. Foram milhares de acesso ao canal. “Foi maravilhoso o concurso e toda equipe da Prefeitura de Belém está de parabéns pelo trabalho”, disse Rafael de Deus, coordenador do Portal.

Quadrilha Raízes do Sol domina concurso com oito notas máximas

A junina Raízes do Sol, de Castanhal, sagrou-se a grande campeã do Concurso Intermunicipal de Quadrilhas Juninas da Prefeitura de Belém. Com o enredo “Ciganos de Ouro”, o grupo levou notas máximas nos quesitos: conjunto, coreografia, traje, marcação e somente na evolução recebeu nota 9,9. A quadrilha de Castanhal ainda levou a Miss Negritude e melhor coreografia.

A segunda colocada Santa Luzia, de Belém, contou enredo “Marajó”. A dirigente da quadrilha, Lidiane Magno, acompanhou e resultado e já levou o troféu para o bairro do Guamá. “Foi um grande desafio para nosso grupo, mas estamos aqui para fazer muita festa com esse vice-campeonato”, disse ela, que festejou muito a conquista.

A terceira colocada do Arraial de Belém, foi a quadrilha Explosão Jovem, do município de Tracuateua. “Tudo maravilhoso, São João muito abençoado, fechamos com chave de ouro e agradecemos nossa diretoria pelo apoio e nossa comunidade que está em festa”, disse Evandro Cordeiro, diretor de cultura da quadrilha, que enalteceu a riqueza cultura paraense no enredo.

Entre as premiações especiais foram eleitas as juninas: Estrela Junina, do município de Cametá, com melhor marcador; coreografia, o primeiro lugar foi da quadrilha Raízes do Sol, de Castanhal; estilista, quadrilha Os Tancredinhos, do município de Ananindeua, música autoral, a eleita foi a quadrilha Roceira Maluquinha, do município de Bujaru.

Todos os resultados, notas e justificativas de votos dos avaliadores estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo a partir desta terça-feira (8).

Da Agência Belém

Visited 6 times, 6 visit(s) today