A missa de inauguração do pontificado de Leão XIV será realizada no dia 18 de maio, segundo anunciou na sexta-feira (9) a Prefeitura da Casa Pontifícia. Essa missa, durante a qual o novo papa receberá o Anel do Pescador e o pálio, símbolos do poder papal, será realizada às 10h (hora local, 5h de Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano, e a expectativa é que reúna delegações e chefes de Estado do mundo todo.
Além disso, o novo papa realizará sua primeira audiência geral com os fiéis no dia 21 de maio e, três dias depois, no dia 24, com a Cúria e os funcionários do Estado da Cidade do Vaticano.
De acordo com sua agenda, detalhada nesta sexta, um dia após sua eleição, seu primeiro compromisso será neste sábado (10), com um encontro com os cardeais e, no domingo (11), o papa Leão XIV se apresentará na sacada central da Basílica de São Pedro para rezar o Regina Caeli, que substitui o Angelus durante o período da Páscoa.
No dia 12 de maio, Leão XIV receberá em audiência os jornalistas que acompanharam o conclave, e no dia 16 será a vez do corpo diplomático credenciado na Santa Sé. Além disso, deverá tomar posse das quatro basílicas papais em Roma, além da Basílica de São Pedro, no Vaticano. No dia 20 de maio, o papa visitará São Paulo Fora-dos-Muros, e no dia 25 de maio, visitará São João de Latrão e Santa Maria Maior.
Esta última basílica é o local onde seu antecessor, o argentino Francisco, está sepultado.
Do Pleno.News com EFE