Lula e outros líderes usam símbolo polêmico em desfile militar na Rússia

Chefes de Estado de vários países, inclusive Lula da Silva, utilizaram um símbolo polêmico no peito durante as comemorações pelos 80 anos da vitória da antiga União Soviética e seus aliados contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

A fita de São Jorge tem listras em laranja e preto e é usada desde os tempos do Império Russo para homenagear soldados mortos em combate ou atos de bravura em guerras.

No entanto, a fita ganhou uma conotação política muito mais forte nos últimos anos, com críticos dentro da Rússia e no exterior acusando o Presidente Vladimir Putin de promover o seu uso como um emblema de apoio ao seu governo e à guerra na Ucrânia.

A polêmica é tão grande que a fita de São Jorge foi banida em vários países, especialmente alguns que fizeram parte da União Soviética, por ser considerada um símbolo do imperialismo russo.

Na Ucrânia, por exemplo, a fita foi declarada ilegal e as pessoas podem ser presas pelo seu uso – pois lá isso significaria também um apoio declarado ao lado russo na guerra.

Além de Lula, o presidente da China, Xi Jinping, e vários outros nomes adotaram a sugestão dos organizadores de utilizar o símbolo.

Muitas ruas de Moscou também foram enfeitadas com faixas nas cores da fita de São Jorge. Veteranos de guerra, crianças e apoiadores de Putin também usaram o distintivo com orgulho.

Muitos afirmaram que ele é apenas um gesto de respeito para homenagear os milhões de mortos em guerras anteriores, especialmente a Segunda Guerra Mundial.

Da CNN Brasil