Professores da rede municipal iniciam formação continuada

Nos dias 28 e 29 de abril, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Belém (Semec) deu início às formações continuadas para os professores da Rede Municipal de Educação (RME). Os primeiros docentes a participarem foram os do 1º e 2º ano, que receberam a formação juntamente com os coordenadores pedagógicos das respectivas escolas.

Os encontros estão ocorrendo por Pólos de Formação, organizados de acordo com a proximidade dos Distritos Administrativos de Belém. No caso dos professores do 1º e 2º ano, o objetivo principal dessa preparação é fortalecer o processo de alfabetização e de letramento matemático dos estudantes.

Para Marcele Moreira, coordenadora pedagógica do Anexo Santo Antônio, pertencente à Escola Sebastião dos Santos Quaresma (Ilha do Combu), a expectativa é de conseguir levar os alunos para um outro nível de aprendizagem. “A gente espera que a formação colabore significativamente com o processo educacional das nossas crianças. De forma prática, ela vai acrescentar muito, porque vai nos ajudar a trabalhar justamente dentro das necessidades de cada criança, da sua individualidade, reforçando o seu aprendizado”, afirma a coordenadora.

DESAFIOS NA ALFABETIZAÇÃO

No início da programação, as equipes da Semec que conduziram as formações apresentaram um panorama da Avaliação Diagnóstica realizada em 2025 pela Semec, cujos resultados as escolas já podem acessar, e também da Avaliação de Fluência Leitora de 2024, realizada dentro do programa Alfabetiza Pará, em regime de colaboração com o Governo do Estado.

A Avaliação de Fluência Leitora é uma ferramenta utilizada para avaliar a progressão da leitura e escrita dos alunos, especialmente no início do processo de alfabetização. Um dos dados mostrados revela que, no final de 2024, 39% dos estudantes da rede municipal de Belém ainda não sabiam ler. Destes, um grupo prioritário a ser considerado pela Secretaria, gestores de escolas e professores é o daqueles que não leram nada, ou que apenas soletraram ou apenas silabaram.

Karla Souza, que é professora das escolas Amância Pantoja e da Padre Leandro Pinheiro, pontua que as formações são fundamentais para os educadores terem acesso a informações e orientações sobre como ajudar os estudantes a partir de boas práticas pedagógicas. “Achei muito importante esse momento, porque a gente viu logo o resultado da Avaliação Diagnóstica, não demorou para vermos esse resultado. E vimos o que nossos alunos precisam alcançar para consolidar a alfabetização, o que precisa ser ainda formulado, e que precisamos estabelecer objetivos, planejamentos”, afirma a professora.

A partir do mês de maio, os demais grupos de educadores, do Ensino Infantil ao 9º ano, também deverão iniciar as formações. “Essas formações são só o início de uma longa trajetória de formações que vão fortalecer a aprendizagem dos nossos estudantes nas escolas, para garantir que todo mundo seja alfabetizado na idade certa. Para isso, a gente deve fortalecer a parceria entre a Secretaria e as escolas, para que juntos possamos alcançar esse objetivo”, ressalta a Secretária Executiva Pedagógica da Semec, Beatriz Morrone, que acompanhou a programação em um dos polos formativos.

Da Agência Belém