Terminou ontem o velório do Papa Francisco, que reuniu mais de 250 mil pessoas, entre fiéis e líderes políticos do mundo. Hoje, 26, será o velório do Pontífice. O cortejo fúnebre que levará neste sábado (26) o corpo do papa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado, percorrerá solenemente seis quilômetros pelo coração de Roma, em uma jornada repleta de simbolismo.
A rota seguirá parcialmente o caminho da antiga Via Papalis, a procissão que os papas faziam depois de serem designados entre a Praça de São Pedro, no Vaticano, e a Arquibasílica de São João de LatrãEsta cerimônia, remanescente dos antigos desfiles do Império Romano, constituía o primeiro ato oficial do pontífice como bispo de Roma. Segundo fontes da polícia da Itália, a procissão de Francisco, que representa um dos maiores desafios organizacionais para as autoridades italianas, passará por locais emblemáticos como o Coliseu romano.
Após o funeral, que começa no sábado às 10h (hora local, 5h de Brasília), a procissão passará pela Galeria Príncipe Amadeo de Saboya, seguirá pelo Corso Vittorio Emmanuele e chegará à Praça Veneza, antes de seguir em direção aos Fóruns imperiais. A partir dali, seguirá pela Via Labicana e Via Merulana, deixando para trás a São João de Latrão, até chegar à Praça de Santa Maria Maggiore.
Um veículo levará o caixão de Francisco “em ritmo solene”, seguido por um pequeno número de carros transportando alguns cardeais, enquanto o tráfego geral estará fechado. Quatro telões gigantes serão colocados no local para que os fiéis possam acompanhar o funeral e o cortejo fúnebre.
Do Pleno.News