Neste mês de dezembro, estive por 10 dias de férias em Buenos Aires, capital da Argentina. Entre vários lugares que conheci, gostei de todos, porém, um foi especial e quero destacar aqui: O Estádio Antonio Vespucio Liberti, mais conhecido como Monumental de Núñez, casa do River Plate, um dos gigantes do futebol argentino e mundial. Localizado na área norte da cidade, mais especificamente no bairro de Belgrano, próximo a Cidade Universitária e aos municípios de Vicente López e Olivos(onde fica a residência presidencial argentina), este estádio tem mais de 80 anos de muitas histórias.
Eu sempre tive um grande apreço pela instituição, desde pequeno, por isso foi uma realização e tanto pra mim, principalmente porque tenho vários ídolos que começaram suas carreiras nesta equipe, em especial, Pablo Aimar. Como no dia seguinte, a equipe jogaria uma partida importante, não pude entrar dentro do gramado, mas acabei por conhecer o museu do clube, que fica no mesmo local. Haviam vários pacotes de visita, e escolhi o do museu, que custava 20.000 pesos, algo em torno de 130 reais, o que considerando os preços e gastos altíssimos na Argentina, posso dizer que saiu até barato.
Na foto que escolhi para a capa, estou ao lado de uma camisa que foi usada e autografada pelo ex-jogador Norberto “Beto” Alonso, campeão mundial em 1978 com a seleção argentina, e uma espécie de Zico do River.
No museu tem de tudo um pouco: Camisas, fotos e objetos históricos, homenagens a ídolos do passado(me chamou muito a atenção o respeito do clube com seus ídolos), e claro, inúmeros troféus. É bastante interativo e é impossível não se contagiar com a atmosfera de “los millonarios” como é conhecido o River.
Muito bem organizado e estruturado, é um excelente passeio não apenas pra quem gosta de futebol, mas para todos. Super indico!
Por: Lucas Leal/Jornal Passaporte
Foto: Lucas Leal.
Buenos Aires: Museu do River Plate é uma visita imperdível.
