Beneficiários se emocionam durante a entrega das chaves no Viver Pratinha
Primeiro semestre termina com quase 800 moradias entregues em Belém
Os seis primeiros meses de 2026 foram marcados por importantes avanços na política habitacional de Belém. Por meio de uma parceria entre o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, e a Prefeitura de Belém, por intermédio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), foram entregues cerca de 800 unidades habitacionais nos residenciais Viver Pratinha, Viver Mosqueiro e Vila da Barca, garantindo moradia digna para mais de 4.600 pessoas e reforçando o compromisso das gestões federal e municipal com a redução do déficit habitacional na capital.
As entregas representam mais do que novos imóveis. Para as famílias, significam segurança, qualidade de vida e a oportunidade de recomeçar em um espaço planejado para oferecer mais dignidade e cidadania.
Crédito: Sabrina Rayol

O secretário municipal de Habitação, Lucas Lazera, destacou que o trabalho da Sehab segue focado em ampliar o acesso da população ao direito à moradia.
“Cada entrega representa a realização de um sonho e a transformação da realidade de muitas famílias. Nosso compromisso é continuar trabalhando para que cada vez mais pessoas tenham acesso a uma moradia digna, segura e com qualidade. Esse é um direito fundamental e seguiremos empenhados em ampliar as oportunidades por meio do programa Morar Belém/Minha Casa, Minha Vida”, disse.
Crédito: Yago Lima

Uma nova vida no Viver Pratinha
Entre as famílias contempladas está a de Maíra Costa, moradora do Residencial Viver Pratinha, entregue em março deste ano. Para ela, receber as chaves da nova casa representou uma verdadeira mudança de vida.
Crédito: Sabrina Rayol

“Tudo mudou graças ao fato de recebermos o nosso lar. Meu filho melhorou na escola, na qualidade do sono, na socialização dele com outras crianças devido ao seu diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), meu marido hoje tem mais garra para lutar e eu melhorei muito da ansiedade. Aqui não temos só vizinhos, temos uma família”, contou, emocionada.
Espera de quase duas décadas termina na Vila da Barca
Outro marco importante do semestre foi a entrega de 47 unidades habitacionais na Vila da Barca, realizadas em duas etapas entre janeiro e junho, representando a concretização de uma luta histórica das famílias da comunidade.
Crédito: Sabrina Rayol

Uma das beneficiadas foi Suely Ribeiro, que aguardou por quase duas décadas para conquistar a casa própria.
“Foram 19 anos de espera, momentos de muita luta, mas de esperança também. Eu estou muito emocionada, agora é só festejar junto com o meu esposo e minha neta.”
Novas oportunidades no segundo semestre
O trabalho da Sehab continua no segundo semestre de 2026. Novas seleções de famílias para o programa Morar Belém/Minha Casa, Minha Vida serão realizadas nos próximos meses, ampliando o acesso à moradia.
Crédito: Yago Lima

Todas as informações sobre os novos processos seletivos serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Belém, assim como informações sobre cronogramas, critérios e etapas das futuras seleções.
